Publicada Quinta-feira, 19/03/2020
CORONAVIRUS
SINDCOM TERESINA
A reunião aconteceu na manhã desta quinta-feira (19), na sede do SINDLOJAS, em Teresina.

Diretores do Sindicato dos Comerciários de Teresina, preocupados com a preservação da saúde, dos empregos e dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras, esteve, na manhã desta quinta-feira (19), no Sindicato dos Lojistas do Piauí, para discutir e elaborar propostas de proteção da categoria comerciária e os clientes, diante do cenário tenebroso do coronavirus, que agrava rapidamente em todo país.

Na quarta-feira (18), o Sindicato dos Comerciários de Teresina soltou Nota Oficial, onde apresentou uma série de propostas para zelar pela saúde dos trabalhadores, trabalhadoras e dos clientes do comércio. Entre as propostas, estava a redução temporária da jornada de trabalho, dentre outras, como férias coletivas, e o afastamento sem prejuízo salarial de trabalhadores com doenças crônicas, mulheres grávidas e pessoas com mais de 60 anos.

No final da tarde de quarta-feira, o Sindlojas acabou apresentando novos horários para o funcionamento do comércio, com a abertura às 9h e fechamento às 16h, do comércio do centro, de segunda à sexta-feira, e sábados, com abertura às 9h e fechamento às 13h.

A direção do Sindlojas e do Sindicato dos Comerciários de Teresina, apesar do diálogo para tratar do assunto, estão aguardando o resultado da reunião entre o governador Wellington Dias e o prefeito Firmino para restringir a proliferação do coronavírus no comércio local.

O Sindicato dos Comerciários, por outro lado, está solicitando reunião com o presidente da Associação dos Supermercados, Raul Lopes, para tratar sobre a situação dos trabalhadores em supermercados, diante do avanço do coronovírus.