Publicada Sexta-feira, 24/04/2020

Seguro-desemprego tem falhas no aplicativo e trabalhadores ficam sem receber
Trabalhadores que tentam receber o seguro-desemprego relatam dificuldades em concluir o pedido via site ou aplicativo e queixam-se de não conseguir informações pelos canais remotos de atendimento da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, órgão responsável pelo benefício.

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Desde o final de março, com a entrada em vigor do estado de calamidade pública em decorrência do novo coronavírus, as agências do Sine (Sistema Nacional do Emprego) deixaram de atender os trabalhadores presencialmente e têm feito o procedimento de forma remota.

Agora, para solicitar o seguro-desemprego, os trabalhadores precisam fazer o pedido pelo site https://www.gov.br/pt-br/servicos/solicitar-o-seguro-desemprego ou pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital. Para tirar dúvidas, foi disponibilizado o número 158.

Os canais, no entanto, não resolvem o problema de quem foi demitido e está precisando da grana extra com urgência durante a pandemia.

Procurada pela reportagem, a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, do Ministério da Economia, ainda não havia respondido até a conclusão deste texto.

Além do atendimento pelo número 158, o órgão divulgou nesta semana que as Superintendências Regionais do Trabalho estão atendendo, por email, segurados com problemas na solicitação do seguro-desemprego pelo site ou pelo aplicativo.

O contato segue um padrão e varia de estado para estado. No caso de São Paulo, o email é trabalho.sp@mte.gov.br. Para outros estados, basta seguir o modelo e substituir o "sp" pela sigla do estado correspondente.

Fonte: Folhapress