Publicada Quarta-Feira, 06/05/2020
Convenção
Convenção Coletiva da categoria comerciária é prorrogada para dezembro de 2020

O Sindicato dos Comerciários de Teresina e o Sindicato dos Lojistas prorrogaram a vigência da atual Convenção Coletiva de Trabalho até o dia 31 de dezembro de 2020. A validade da Convenção Coletiva se encerraria no dia 31 de maio. A data-base da categoria comerciária (1º de junho) passará, excepcionalmente, para 1º de janeiro de 2021.
A decisão se deu em virtude do estado de calamidade pública na saúde por conta do novo coronavírus e de vários decretos impondo o isolamento social, o fechamento de todos os estabelecimentos comerciais, não essenciais, bem como a proibição de aglomerações.
Os sindicatos laboral e patronal do comércio entenderam que o momento é inadequado para a realização de campanha salarial, o que necessita, em caráter formal, da realização de diversas assembléias gerais para a discussão e deliberação sobre a minuta proposta e demais procedimentos, como reuniões, mesas de negociação para o fechamento da Convenção Coletiva.
Ficou definido ainda que o Sindicato dos Comerciários e o Sindlojas voltarão a se reunir a partir de 1º de janeiro de 2021 para a renovação da nova Convenção Coletiva de Trabalho, bem como a discussão das cláusulas econômicas, onde o período de recomposição das perdas salariais não será de 12 meses, mas de 18 meses.
O Sindicato dos Comerciários de Teresina informa aos empregadores que a Convenção Coletiva de Trabalho 2019 deverá ser cumprida integralmente até o dia 31 de dezembro de 2020. Quaisquer dúvidas, o Aditivo à CCT se encontra no site e nas redes sociais do Sindicato dos Comerciários de Teresina.

Clique no link abaixo e acesse o aditivo CCT 2020