Publicada Terça-feira, 13/10/2020

Categoria comerciária aprova propostas para Convenção Coletiva 2020-2021

A categoria comerciária de Teresina, reunida em assembléia geral dia 9 de outubro, no estacionamento do Sindicato dos Comerciários, discutiu e aprovou as propostas da campanha salarial e que serão encaminhadas ao setor patronal, para negociação e o fechamento da Convenção Coletiva de Trabalho 2020-2021.

A data base da categoria é junho, mas a Convenção Coletiva será renovada em janeiro de 2021, em virtude da pandemia. A recomposição salarial, porém, não será de doze meses, mas 18 meses.
Levando estes detalhes em consideração, a categoria aprovou um reajuste salarial de 15%; a elevação do piso para R$ 1.300,00; o valor do tíquete alimentação de R$ 15,00 e a manutenção de todas as garantias existentes na convenção coletiva anterior.

A Minuta Proposta, agora, será encaminhada para todos os representantes dos setores do comércio, bem como o convite para a realização das primeiras rodadas de negociação.
A expectativa da diretoria do Sindicato dos Comerciários é de que até o mês de dezembro de 2020 a Convenção Coletiva de Trabalho esteja fechada, iniciando sua vigência em primeiro de janeiro de 2021.

TRANSPORTE COLETIVO

Um dos pontos discutidos na assembléia geral foi também a falta de ônibus para transportar os trabalhadores e trabalhadoras nos diversos horários de pico, ocasionando atrasos e aborrecimentos.
Na oportunidade, o Sindicato dos Comerciários informou que existe um procedimento no Tribunal Regional do Trabalho discutindo a matéria, com a participação do Sindicato dos Comerciários, do TRT-PI, do Ministério Público do Trabalho, representantes dos Lojistas, Varejistas e do SETUT.
O Sindicato dos Comerciários irá informar, posteriormente, o resultado da reunião marcada para acontecer no dia 15 de outubro de 2020.