Publicada Sexta-feira, 20/11/2020
DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA
Sindicato dos Comerciários repudia práticas racistas e lamenta assassinato de homem negro no Carrefour
O assassinato ocorreu na véspera do Dia Nacional da Consciência Negra, no supermercado Carrefour, em Porto Alegre.

O Sindicato dos Comerciários de Teresina vem manifestar todo repúdio às práticas racistas, que culminaram com a morte de um homem negro, que foi agredido e morto por um segurança do Carrefour e um PM temporário, em Porto Alegre (RS), na noite desta quinta-feira (19), véspera do Dia da Consciência Negra, comemorado hoje (20) em todo país.

A vítima, identificada como João Alberto Silveira Freitas, teria discutido com a caixa do estabelecimento e foi conduzida pelo segurança da loja até o estacionamento, no andar inferior. Um cliente, policial militar temporário, acompanhou o deslocamento, que acabou no espancamento de Freitas. A cena vem sendo comparada nas redes sociais ao que aconteceu com George Floyd, que morreu sufocado por policiais nos Estados Unidos.

A diretoria do Sindicato dos Comerciários de Teresina informa que esta não é a primeira vez que um negro é torturado ou assassinado por segurança de supermercado. No dia 14 de fevereiro de 2019, Pedro Henrique Gonzaga, 19 anos, foi morto por um segurança do supermercado Extra, do Grupo Pão de Açúcar, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.  Em julho de 2019, um jovem negro de 17 anos, catador de materiais recicláveis, foi despido, amordaçado e chicoteado por dois capatazes após tentar um furto barras de chocolate de uma unidade do supermercado Ricoy na periferia de São Paulo.

“Esse assassinato é fruto do racismo que estrutura as relações, que continua forte. É o Brasil, onde autoridades estimulam a violência, a homofobia, o racismo. Nós precisamos repudiar este tipo de comportamento e protestar contra”, segundo a manifestação do Sindicato dos Comerciários de Teresina.