Publicada Segunda-feira, 14/12/2020
CAMPANHA SALARIAL
IMPASSE NAS NEGOCIAÇÕES: Em plena pandemia, donos de supermercados querem retirar direitos dos trabalhadores

Os empresários de supermercados de Teresina, em plena pandemia, querem desmontar toda rede de conquistas dos trabalhadores e trabalhadoras do setor, conseguidas através de lutas históricas da categoria comerciária.

Foi esta a conclusão do Sindicato dos Comerciários, durante mesa de negociação realizada na manhã desta segunda-feira (14), através de videoconferência, entre representantes dos trabalhadores e dos patrões.

O Sindicato dos Comerciários apresentou a proposta de reajuste salarial do INPC acumulados dos 18 meses, mais 4% de ganho real e manutenção da Convenção Coletiva de Trabalho anterior.

De forma absurda e até perversa, os representantes dos donos de supermercados apresentaram uma contra proposta de reajuste apenas de 80% do INPC acumulado nos 18 meses, mas condicionando o reajuste à abertura dos supermercados na terça-feira do carnaval de 2021, ao fim do Dia do Comerciário, ao não pagamento do domingo trabalhado e ao não pagamento de nenhum feriado.

Como não houve avanço, em virtude da insensibilidade da parte patronal, foi encerrada a negociação via videoconferência. O Sindicato dos Comerciários, porém, está mobilizando a categoria comerciária que trabalha em supermercados para explicar o que significa, de verdade, a proposta apresentada pelos empresários.

“A proposta chega a ser perversa e mostra o quanto os empresários estão se lixando se os trabalhadores e trabalhadoras adquiriram ou foram contaminados pelo novo coronavírus. O supermercado foi o setor que não fechou suas portas, foi o que mais lucrou e o que mais explorou a categoria durante a pandemia. Por estar na linha de frente, nos atendimentos, muitos trabalhadores foram contaminados e ainda hoje correm riscos, em virtude da falta de critérios para distanciamento, abrindo de segunda a segunda, até meia noite”, afirmou o secretário geral do Sindicato dos Comerciários, Edmilson Cruz.

Diante deste cenário, o que sobra para o trabalhador é lutar por seus direitos, disse Edmilson Cruz, afirmando que o sindicato estará em diálogo com a categoria para deliberar sobre esta política de morte oferecida pelos patrões.