Publicada Segunda-feira, 26/04/2021
LUTA SINDICAL
SINDICATO DOS COMERCIÁRIOS DE TERESINA COMPLETA 80 ANOS NO DIA 28 DE ABRIL
A entidade representativa dos trabalhadores foi fundada nesta data no ano de 1941.

                0

         O Sindicato dos Comerciários de Teresina completa 80 anos de fundação nesta quarta-feira, dia 28 de abril de 2021. A entidade representativa dos trabalhadores foi fundada nesta data no ano de 1941.

           A história dos 80 anos do Sindicato dos Comerciários vai além das lutas. Ela se confunde com o próprio desenvolvimento de Teresina. A história não revela a luta do dia a dia dos trabalhadores anônimos, luta que fez crescer o comércio da capital, ao longo de décadas sombrias.

           Com histórico diferenciado, a entidade combina seu papel reivindicatório com o de prestação de serviços. Administração moderna que combina planejamento, rede de serviços à população, apoio e participação em prol da cidadania, faz do Sindicato dos Comerciários de Teresina o maior e mais organizado do Piauí, sendo referência nacional, na avaliação da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comercio e Serviço.

 

RESPONSABILIDADE SOCIAL

 

Ao longo dos anos, o que parecia pequeno foi se ampliando, ganhando força e espaço no meio social e político. A ideia era apontar novos caminhos com práticas de responsabilidade social, garantindo a integração comunitária, uma característica predominante de um sindicato modelo que visa a cidadania.

Então a Fundação dos Comerciários de Teresina foi criada com condições estruturais para o desenvolvimento social e econômico mais justo e equilibrado, com a garantia de construir uma relação mais moderna com a sociedade teresinense. A Fundação se tornou referência pela inclusão ampla e humanizada na educação, saúde física e bucal dos teresinenses.

Ambiente estruturado com atendimentos diferenciado. O sucesso vem dos profissionais que buscam o compromisso e a qualidade com equipamentos modernos e ambiente aconchegante. São especialistas em medicina do trabalho, psicologia, pediatria, clínico geral, ginecologia, psiquiatria, odontologia, além de hospitais e clínicas conveniadas.

Um olhar atento para a “Inclusão social”. Foi com essa expressão que o sindicato fez o diferencial e decidiu qualificar e profissionalizar os piauienses. O projeto escola de qualificação percorreu o Estado do Piauí e levou ao público cursos nas áreas de gestão pessoal, informática entre outros. O desafio foi medir os avanços da educação qualificada, e o resultado foi à valorização da carreira profissional de milhares de piauienses.    

Já nas dependências da entidade, o planejamento educacional voltou-se para o “atraente” concurso em carreiras públicas e o ingresso nas universidades públicas e privadas com o famoso pré-vestibular e o pré-concurso. A equipe de professores e coordenadores vislumbrava o lado humano da questão, e focavam em grandes mudanças de conceitos no mercado de trabalho.

Hoje a área de educação da fundação está para OS convênios com escolas e faculdades de diversos bairros da capital.

 

NOS CORAÇÕES E MENTES DOS TERESINENSES

 

O Sindicato dos Comerciários de Teresina, com certeza, tem seu lugar marcado nas mentes e nos corações da população.

O reconhecimento não chega da noite para o dia. E de um sindicato de trabalhadores, o caminho mais longo e percurso é cheios de obstáculos, de desafios.

O Sindicato dos Comerciários de Teresina foi o primeiro, dentre os demais do segmento, a receber em 2009 o troféu “Marcas Inesquecíveis”, como o sindicato mais lembrado do Estado.

Dentre as 62 empresas que receberam a premiação, na sua quase totalidade do setor empresarial, o Sindicato dos Comerciários de Teresina foi a único representante da classe trabalhadora a merecer tal honraria.

A premiação foi conferida através de constatação da pesquisa do Instituto Amostragem, baseada no método Top of  Mind (qual o primeiro nome que lhe vem à cabeça quando você pensa em determinado produto ou serviço?)

Além do reconhecimento, o respeito diante das organizações sociais e instituições públicas. A Câmara Municipal de Teresina anualmente presta homenagem à categoria, através de solicitação do comerciário e vereador Gilberto Paixão.

Para a Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços (Contracs), o Sindicato dos Comerciários de Teresina é exemplo de organização administrativa, comunicação, infraestrutura física e ações sociais inclusivas nas áreas de saúde, educação e lazer.

 

INFRAESTRUTURA DE LAZER

Para disseminar valores, promover a criatividade e destacar habilidades, o clube Social surgiu como um projeto que envolve famílias e comunidades, privilegiando o prazer de diversão atrelado à qualidade de vida. Em áreas totalmente naturais, o lazer no Clube Social mantém a valorização do bem estar do corpo e da mente como forma de cidadania.

Ao passar dos tempos, os investimentos foram realizados em elevados padrões que integram acessibilidade, sustentabilidade e socialização. As atividades de esporte e lazer passaram a ser contínuas com iniciativa de grandes eventos, onde é possível encontrar opções para todas as idades.

O direito ao lazer e à cultura sempre esteve presente nas estratégias do sindicato. A concretização para o projeto de lazer realizou-se com a instalação de uma Colônia de Férias na cidade de Luis Correia, no litoral do estado do Piauí.

Oportunidade de conhecimentos turísticos e social com hospedagem própria de custo adequado à realidade econômica dos comerciários e convidados.

A infraestrutura da Colônia Férias dos Comerciários se torna diferenciada pelas amplas acomodações oferecidas aos hóspedes que tem como garantia a praticidade de um ambiente completo, saudável e seguro para um passeio de férias ou de fim de semana.