Publicada Segunda-feira, 21/06/2021
VACINA JÁ
Conselho Municipal de Saúde recebe solicitação para incluir comerciários no grupo prioritário para vacinação
O CMS é um órgão vinculado a Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina, composto por representante de usuários, entidades representativas de trabalhadores de saúde, Prestadores de Saúde, representantes do Governo.

Diretores do Sindicato dos Comerciários de Teresina se reuniram, na manhã desta segunda-feira (21) com o Conselho Municipal de Saúde de Teresina, oportunidade em que entregaram à presidente da CMS, Acilinara Feitosa Moura, solicitação da categoria comerciária para que seja incluída nos grupos prioritários para a vacinação contra a Covid-19.

A mesma solicitação foi feita ao presidente da Fundação Municipal de Saúde, Gilberto Albuquerque. É que o Ministério da Saúde autorizou que os Conselhos Municipais de Saúde definam os grupos específicos para receber 20% das doses de cada novo lote que chegar.

O diretor do Sindicato dos Comerciários Edmilson Cruz e o coordenador Francisco Célio Costa conversaram com os membros do Conselho Municipal de Saúde, informando que a categoria comerciária foi uma das que estiveram, desde o início da pandemia, na linha de frente, atendendo clientes, correndo riscos reais de contaminação e, no entanto, foi excluída pelos órgãos quando iniciou a vacinação.

Eles disseram que a categoria, considerada essencial, foi uma das mais afetadas, com inúmeros casos de contaminação e de óbitos de trabalhadores do comércio em virtude da exposição e do contato com a população.

CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE

O Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Teresina – PI é órgão de instância colegiada, deliberativo, tem como missão a deliberação, fiscalização, acompanhamento e monitoramento das políticas públicas de saúde.