Publicada Quarta-Feira, 18/08/2021
VISITA
Lula no Piauí: “O Nordeste voltará ao seu merecido lugar de destaque”
Brasil | Lula | Notícias do PT Lula no Piauí: “O Nordeste voltará ao seu merecido lugar de destaque” Lula e lideranças do PT chegaram na manhã desta terça-feira (17) ao Piauí, segundo dos seis estados nordestinos a serem visitados até o dia 26

A viagem que Lula e lideranças do Partido dos Trabalhadores realizam pelo Nordeste prossegue, nesta terça-feira (17), no Piauí, após dois dias de agenda em Pernambuco. Em entrevista ao portal O Dia, o ex-presidente lembrou que o principal objetivo da visita é debater o caminho para que a região retome o ciclo de crescimento e desenvolvimento social iniciados nos governos nacionais do PT e interrompidos após o golpe que tirou Dilma Rousseff da Presidência.

“Infelizmente, o golpe de 2016 interrompeu um ciclo virtuoso. Investimentos foram suspensos, obras importantes acabaram paralisadas, e o Piauí e o Nordeste voltaram a ser tratados pelo atual desgoverno como se fizessem parte de uma espécie de segunda divisão do Brasil, quando seu lugar é na elite econômica deste país. O Nordeste quer voltar a ocupar o merecido lugar de destaque no cenário nacional, e podem ter certeza que voltará. É por isso que os brasileiros hoje querem Bolsonaro bem longe da cadeira de presidente”, disse.
Lula lembrou que, no seu governo e no de Dilma, foram realizadas inúmeras obras no Piauí, como a pavimentação de rodovias federais que estavam abandonadas, a construção de mais de duas dezenas de usinas eólicas, barragens e projetos de irrigação, o início da Transnordestina e a chegada da energia elétrica em muitas casas por meio do Luz Para Todos. Foi também no estado, mais precisamente no município de Guaribas, que a política de combate à fome foi lançada, em 2003.

“Investimos mais de R$ 4 bilhões em moradias no Minha Casa Minha Vida, fizemos quatro câmpus universitários e 17 escolas técnicas, levando ensino de qualidade para o interior do estado”, lembrou o ex-presidente, ressaltando que o estado, hoje governado por Wellington Dias (PT), viu seu índice de desenvolvimento humano (IDH) subir. “O estado mudou sua imagem, para melhor, no Brasil e no exterior. Passou a ser o estado da educação, das medalhas em olimpíadas de matemática”, celebrou.

O desmonte que Jair Bolsonaro promove hoje da educação é um dos temas que mais afligem Lula e o PT. Por isso, o primeiro compromisso marcado no Piauí foi a inauguração de uma escola de tempo integral no bairro de Pedra Mole, em Teresina. A agenda contará ainda com encontros com lideranças políticas, empresariais e de movimentos sociais, além da visita ao Centro Integrado de Reabilitação, que oferece atendimentos de média e alta complexidade a pessoas com deficiência no Piauí. Tudo isso ocorre até a quarta-feira (18) à tarde, quando Lula viajará ao Maranhão.

Agenda de Lula no Nordeste

15 e 16/8 – Pernambuco