Publicada Segunda-feira, 06/09/2021
LUTA
Sindicato dos Comerciários compartilha orgulho do povo negro no Dia Estadual da Consciência Negra – Esperança Garcia
É uma data para ser refletida, discutida e principalmente para lembrar que as mulheres negras, periféricas, empobrecidas, continuam sendo marginalizadas e excluídas das políticas públicas.

O Sindicato dos Comerciários de Teresina compartilha o orgulho do povo do Piauí e de suas raízes neste dia 6 de setembro, Dia Estadual da Consciência Negra no Piauí. A data é uma homenagem à grande mulher, guerreira Esperança Garcia que, no dia 6 de setembro de 1770, escreveu uma carta ao governador do Piauí, Gonçalo Lourenço Botelho de Castro (1769-1775), denunciando os maus tratos sofridos por ela, seus filhos e companheiras, além de outras mulheres negras.

Esse dia ficou marcado pela luta de uma mulher, Esperança Garcia, heroína negra do Piauí na busca pela justiça. É uma data para ser lembrada e comemorada, mas acima de tudo é uma data para ser refletida, discutida e principalmente para lembrar que as mulheres negras, periféricas, empobrecidas, continuam sendo marginalizadas e excluídas das políticas públicas.

Sobre Esperança Garcia

Esperança Garcia viveu na região de Oeiras na fazenda de Algodões, a mais ou menos 300 km de Teresina, essa fazenda juntamente a outras dezenas de estâncias pertenciam à inspeção de Nazaré, onde é hoje o município de Nazaré do Piauí. Apesar de sua importância histórica, não se sabe quase nada sobre sua vida, esse descaso da sociedade é consequência principalmente de sua condição de mulher negra escravizada. Porém ela se destaca por ter sido corajosa a ponto de escrever uma carta ao governador do Piauí, Gonçalo Lourenço Botelho de Castro (1769-1775), denunciando os maus tratos sofridos por ela, seus filhos e companheiras, além de outras mulheres negras.