Publicada Quinta-feira, 24/02/2022
Carnaval
Após pressão do Sindicato dos Comerciários, lojistas, varejistas, atacadistas e lotéricos fecham no carnaval. Shoppings e supermercados analisam proposta
Os trabalhadores e trabalhadoras precisam participar e se organizar em torno do sindicato para não ter seus direitos subtraídos.

Depois da luta do Sindicato dos Comerciários de Teresina, da revolta e indignação da categoria comerciária, da pressão da sociedade e da imprensa contra a abertura do comércio no carnaval, a Prefeitura de Teresina voltou atrás, publicou novo decreto, determinando ponto facultativo municipal, e o setor empresarial recuou também da abertura do comércio no carnaval deste ano.

De acordo com a diretoria do Sindicato dos Comerciários, prevaleceu o entendimento da Convenção Coletiva de Trabalho, de que a categoria já havia trabalhado em dezembro de 2021 para que as horas fossem compensadas com folga no carnaval de 2022.

Portanto, além do comércio lojista, os setores atacadista, lotéricos e varejista também fecharão as 14 horas do sábado (26) e reabrirão ao meio-dia da Quarta-Feira de Cinzas (2 de março). No caso do setor de farmácia, funcionarão apenas aquelas que estiverem de plantão no período carnaval, com pagamento de 100% de hora extra para os trabalhadores e trabalhadoras. As que não estiveram de plantão ficarão fechadas.

SHOPPINGS – Apesar dos trabalhadores e trabalhadoras dos shoppings não terem trabalhado antecipadamente para garantir folga no carnaval, o Sindicato dos Comerciários continua negociação para que os trabalhadores e trabalhadoras dos shoppings tenham algum benefício. O Sindicato dos Comerciários entende que os trabalhadores e trabalhadoras dos shoppings merecem um descanso e apresentou uma proposta, porém aguarda ainda uma decisão dos empresários, que se mostraram muito resistentes.

SUPERMERCADOS - Em virtude das negociações estarem suspensas por motivo de saúde do presidente da associação de supermercados, o Sindicato dos Comerciários fez contato com a comissão negociadora do setor, pleiteando também benefícios para os trabalhadores e trabalhadoras, lembrando que no ano passado, o setor funcionou na terça-feira e os trabalhadores ganharam uma folga para ser compensada. O Sindicato aguarda também uma resposta dos empresários de supermercados.

Em virtude toda essa situação, fica claro que o poder público municipal e o setor empresarial não têm respeito algum pelo trabalho profissional da categoria e que os trabalhadores e trabalhadoras precisam participar e se organizar em torno do sindicato para não ter seus direitos subtraídos.