Publicada Sexta-feira, 04/03/2022

THE: trabalhadores de supermercado caminham até 3km para chegar em parada de ônibus
O Ministério Público do Trabalho no Piauí (MPT-PI) encaminhou ofício à Strans, solicitando disponibilização de transporte coletivo público para atender os trabalhadores da empresa Assaí Atacadista.

O Ministério Público do Trabalho no Piauí (MPT-PI) encaminhou um ofício ao superintendente da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Teresina (Strans), Cláudio Pessoa, solicitando a disponibilização de transporte coletivo público que venha a atender os trabalhadores da empresa Assaí Atacadista, localizada na Avenida Raul Lopes, bairro Ininga.

No documento, o Procurador-chefe Edno Moura argumenta que os trabalhadores estão encontrando enormes dificuldades para se deslocar de suas residências ao local de trabalho. “O que está acontecendo é que há uma ausência de transporte coletivo nas proximidades da empresa, o que força os trabalhadores a percorrer longas distâncias do ponto de parada até a empresa em que trabalham e vice versa, sujeitando os mesmos às intempéries como calor excessivo e chuvas”, sustentou.

Além disso, o procurador argumentou que, dependendo do horário, os trabalhadores ainda estão sujeitos ainda à riscos de assaltos e latrocínios. Isso porque, a parada de ônibus mais próxima ao supermercado está localizada à cerca de 3 quilômetros do supermercado. “Diante da situação periclitante desses trabalhadores, reforço o pedido de uma solução para o problema, seja mediante a adaptação das linhas existentes ou pela implantação de uma nova linha, que passe pelo supracitado local”, diz o ofício.

O Ministério Público do Trabalho tem a missão constitucional de zelar, sobretudo, pela dignidade do trabalhador. O Assaí Atacadista da Avenida Raul Lopes foi inaugurado em setembro do ano passado. Segundo a empresa, cerca de 300 pessoas foram contratadas para trabalhar na unidade, de forma direta.

Fonte: MPT-PI