Publicada Quarta-Feira, 16/03/2022

Representantes do sindicato vão ao MTE para retornar ações de fiscalizações nas empresas
A superintendência do Trabalho foi por muitos anos um forte aliado do sindicato para combater as irregularidades e defender os direitos dos trabalhadores através das fiscalizações e mediações.

                0

Na manhã desta quarta-feira (16), o secretário geral do Sindicato dos Comerciários, Gilberto Paixão em companhia do advogado e coordenador da entidade, Célio Costa, participaram de reunião na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Piauí para solicitar o retorno das atuações de fiscalizações nas empresas que estejam em descumprimento da Convenção Coletiva de Trabalho. 

A superintendência do Trabalho foi por muitos anos um forte aliado do sindicato para combater as irregularidades e defender os direitos dos trabalhadores através das fiscalizações e mediações. Para o advogado Célio Costa, é preciso que se retome esse projeto que é visto como apoio e fortalecimento da categoria. 

“Hoje o processo de negociação e fiscalização é feito pela Procuradoria do Trabalho que por vez está sempre disponível para atender nossas demandas, mas precisamos unir forças. O número de denúncias dobrou e consequentemente as demandas. Como nossa parceria com a MTE sempre foi de negociação e com bons resultados, queremos o retorno desse trabalho”, informou Célio Costa. 

Recepcionados pela nova gestora, a Delegada do MTE, Adriana Sá, os representantes relataram de forma abrangente as inúmeras e “barbaras” irregularidade que ocorrem nas empresas em especial nos supermercados. De acordo com Gilberto Paixão, a situação está se agravando, pois tem empresas se instalando na capital e se recusando a cumprir a Convenção. 

“É inadmissível ter empresas faturando bilhões como é o caso dos supermercados, e ainda não querer pagar horas extras, piso salarial e outros direitos ao trabalhador. Não podemos aceitar, pois temos um acordo coletivo e que deve ser cumprido”, relata Paixão.

A delegada do MTE, Adriana Sá, se disponibilizou a retornar com os diálogos mediados de negociações e fiscalizações, para ela essa é uma bandeira que deve prevalecer como função do Ministério do Trabalho 
“Como advogada sei que a judicialização não é bom para ninguém, então a melhor forma é através do acordo. Sou a favor dessa parceria e desejamos retornar com as mediações e outros serviços ofertados aos trabalhadores”, afirma Adriana Sá. 

Com o resultado positivo da reunião, o sindicato passará a encaminhar as denúncias de descumprimentos ao MTE para as possíveis fiscalizações. A diretoria do sindicato parabeniza e deseja a nova delegada, Adriana Sá, sucesso na nova jornada.