Publicada Segunda-feira, 25/04/2022

Categoria comerciária aprova propostas para fechar Convenção Coletiva 2022-2023

A categoria comerciária de Teresina, reunida em assembléia geral dia 22 de abril, no espaço cultural do Sindicato dos Comerciários, discutiu e aprovou a Minuta Proposta que será encaminhada ao setor patronal, para negociação e o fechamento da Convenção Coletiva de Trabalho 2022-2023.

A categoria comerciária aprovou um reajuste salarial de 20%, (referente a 18 meses); a elevação do piso para R$ 1.380,00; o valor do tíquete refeição para R$ 11,40; o valor do domingo trabalhado de R$ 58,26 (os feriados autorizados que coincidirem com os domingos serão pagos. Os feriados não autorizados que coincidirem com os domingos serão fechados). O valor da hora-extra de 100% e hora-extra eventual de 70%.

De acordo com a proposta aprovada pela categoria, o comércio do centro, bairros e shoppings será fechado durante o carnaval e Semana Santa. O banco de horas para compensar o carnaval e Semana Santa será feito com o trabalho de dois domingos (16 horas) e de três sábados (12 horas), totalizando 28 horas. Ou seja, a categoria não vai mais trabalhar nos feriados para compensar no carnaval e Semana Santa.

A Minuta Proposta, agora, será encaminhada para todos os representantes dos setores do comércio, bem como o convite para a realização das primeiras rodadas de negociação. A expectativa da diretoria do Sindicato dos Comerciários é de que até o final do mês de junho a Convenção Coletiva de Trabalho esteja fechada.

A data-base para os setores do comércio lojista, varejista, atacadista e lotéricos é 1º de junho. Para garantir o reajuste e conquistar mais direitos, o Sindicato conta com a mobilização dos comerciários. A entidade estará nas lojas para dialogar com os trabalhadores para um grande movimento de valorização dos comerciários.