Publicada Sexta-feira, 06/05/2022
DENÚNCIA
Sindicato denuncia ao MPT que comerciários dormem em supermercado por falta de transporte para chegar em casa
As denúncias foram feitas por trabalhadores e trabalhadoras ao sindicato.

Trabalhadores e trabalhadoras do Assaí Atacadista, da avenida Raul Lopes, que encerram o expediente às 22 horas, estão dormindo dentro do local de trabalho por falta de transporte para chegar às suas residências.

A denúncia foi feita ao Ministério Público do Trabalho (MPT) pelo Sindicato dos Comerciários de Teresina, após receber diversos telefonemas e mensagens de que muitos funcionários preferem passar à noite na empresa porque não existe transporte coletivo circulando próximo ao local, nem a empresa oferece transporte próprio e nem condições financeiras para pagar táxi ou transporte por aplicativo.

De acordo com o Sindicato dos Comerciários, muitos trabalhadores e trabalhadoras que encerram o expediente às 22 horas tem que percorrer a avenida Raul Lopes até o balão do Shopping Riverside, onde se encontra o ponto de ônibus mais próximo, correndo riscos de assaltos.

Segundo a diretoria do Sindicato dos Comerciários, a loja do Assaí Atacadista foi construída em local onde não circula o transporte coletivo, sem planejamento, sem pensar nos trabalhadores e por isso a responsabilidade deve ser creditada à empresa, não apenas ao poder público municipal.

O Ministério Público do Trabalho, ao acolher a denúncia feita pelo Sindicato dos Comerciários, encaminhou orientação à Superintendência Municipal de Transporte (Strans) e ao Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina(Setut) para que estendesse a circulação de linhas do transporte coletivo até as proximidades do Assaí Atacadista, da avenida Raul Lopes, nas imediações do Teresina Hall, mas os dois órgãos fizeram ouvido de mercador.

Além do procedimento junto ao Ministério Público do Trabalho, o Sindicato dos Comerciários vem dialogando com o representante do Assaí Atacadista, Carlos Amaro, nas negociações, além de estar organizando atos na própria loja.

O secretário geral do Sindicato dos Comerciários, Gilberto Paixão, afirmou que, além de feito todas as denúncias aos órgãos competentes, considera o que está acontecendo com os trabalhadores e trabalhadoras do Assaí Atacadista é um crime e que o sindicato vai usar toda sua capacidade para solucionar e coibir tamanho abuso.