Publicada Sexta-feira, 17/06/2022
COVID 19
Piauí retoma uso obrigatório de máscaras em locais fechados.
A medida passa a valer por tempo indeterminado.

                0

O governo do Piauí retomou a exigência do uso de máscara em ambientes fechados para conter o avanço da covid-19. O decreto 21.178, de 2022, assinado pela governadora Regina Sousa (PT), foi publicado na 4ª feira (15.jun.2022), no Diário Oficial do Estado.

A decisão foi baseada em uma recomendação técnica do COE (Comitê de Operações Emergenciais do Piauí), que alerta para a tendência de alta no número de casos e subnotificações. Dados do painel epidemiológico local mostram que houve aumento de 753% nas infecções pela doença na última semana.

O decreto também torna obrigatória a apresentação do comprovante de imunização com as doses de reforço, de acordo com o calendário de vacinação do Piauí. 

Segundo a medida, o uso de máscaras em ambientes abertos e semiabertos é obrigatório em “casos de grande circulação de pessoas ou aglomerações”. O governo manteve a exigência da proteção para idosos e imunossuprimidos em qualquer local.

O uso de máscaras no Piauí passou a ser obrigatório em 22 de abril de 2020. A flexibilização veio em 12 de abril de 2022. De acordo com a Secretaria de Saúde do Piauí, 368.347 casos da doença foram confirmados no Estado e 7.749 pessoas morreram.