Rua David Caldas, 536
sindicatocomerciariothe@hotmail.com
NOTÍCIAS CONVENÇÕES SINDCOM TV

Publicada Sexta-feira, 08/07/2022
Salário de contratação caiu em 128 das 140 principais profissões; veja maiores quedas – e exceções de alta

Entre as poucas ocupações que têm conseguido ganhar da inflação está a de médico clínico, cujo salário de admissão teve ganho real de 35,6% em 1 ano.

Na outra ponta, motorista de ônibus urbano e auxiliar administrativo tiveram as maiores quedas na remuneração inicial, com perda real de 19%.

A renda do brasileiro tem sido corroída pela inflação – e são poucas as profissões em que o salário médio de contratação não teve queda real no último ano.

Em apenas 12 das 140 ocupações mais relevantes do mercado de trabalho formal a remuneração média de admissão subiu mais que a inflação no acumulado em 12 meses, segundo levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

O estudo foi feito com base nos dados oficiais do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, a partir da análise das profissões com maior volume de contratações. Juntas, as 140 classificações do recorte são responsáveis atualmente por 72% da ocupação do trabalho com carteira assinada no país.

Table with 3 columns and 12 rows. Currently displaying rows 1 to 12.
1 Médico clínico 10 834 35,6%
2 Professor de nível médio no ensino fundamental 3 329 15,6%
3 Controlador de entrada e saída na indústria 2 341 8%
4 Professor de nível superior na educação infantil 2 402 4,9%
5 Estoquista 1 780 3,2%
6 Programador de sistemas de informação 5 296 2,2%
7 Professor de nível médio na educação infantil 2 002 2%
8 Gerente comercial 4 833 1,2%
9 Trabalhador no cultivo de árvores frutíferas 1 381 1,2%
10 Analista de desenvolvimento de sistemas 6 805 1,1%
11 Costureiro na confecção em série 1 480 0,6%
12 Repositor de Mercadorias 1 587 0,5%

O levantamento comparou a média salarial dos últimos 12 meses encerrados em maio à média dos doze meses anteriores, descontando da variação a inflação anual de 11,9%, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do IBGE.

Entre as poucas exceções de profissões que conseguiram ganhar da inflação estão ocupações que tiveram alta nas contratações principalmente pelo impacto da pandemia de coronavírus, como as atividades ligadas às áreas de saúde, educação e tecnologia.

No topo do ranking, com ganho de 35,6% acima da inflação em 1 ano, está o médico clínico, cujo salário médio de contratação nos últimos 12 meses até maio foi de R$ 10.833,65. O grupo das ocupações com valorização inclui também professores, profissionais de TI e de gestão de estoques e vendas.

No acumulado em 12 meses até março, 14 das 140 maiores profissões tiveram valorização do salário médio de contratação acima da inflação. Em abril, o número caiu para 8 e, em maio, subiu para 12. Ou seja, a queda do desemprego e a criação de vagas com carteira assinada nos últimos meses ainda não refletiu em uma melhora dos salários pagos para quem está em busca de um emprego.

Balcão

Todas as edições:
TVT
Sindeconpi
Portaria
CUT PIAUÍ
CUT BRASIL
Convencoes
Contribuicao Social e Federativa
Contribuição Sindical
CONTRACS
Centro de Apoio a mulher comerciaria