Publicada Quinta-feira, 14/07/2022
CCT
Fechada CCT do setor lojista 2022/2023: luta pela reconstrução dos salários e dos direitos

O Sindicato dos Comerciários, por sua vez, discutiu, propôs e conquistou o melhor possível para a categoria.

As negociações com os patrões nunca foram fáceis, principalmente neste cenário de alta de inflação, e crise econômica promovida pelo governo federal, que retirou direitos, estimulou o desemprego e a informalidade, além de ser o primeiro presidente a deixar o salário mínimo valendo menos do que quando entrou.

Após diversas e duras mesas de negociação, a convenção coletiva de trabalho 2022/2023 do setor lojista, cuja data base é 1º de junho de 2022, foi fechada e assinada pelos empresários e a diretoria do Sindicato dos Comerciários de Teresina. Confira a questão econômica: Confira a parte econômica:

Supermercados,  Farmácias e Carne Fresca

Com relação aos setores dos supermercados, farmácias e carne fresca, cuja data base, foi janeiro de 2022, as convenções coletivas foram fechadas com vigência de janeiro a dezembro de 2022. No caso do supermercado, o piso salarial passa de R$ 1.306,30 (janeiro a junho) para R$ 1.369,45 a partir de 1º de julho a 31 de dezembro de 2022, com alterações também para quem ganha acima do piso e no valor do ticket alimentação. Confira os valores dos pisos abaixo:

Sindicato na luta

A questão econômica, como sempre acontece, é o ponto de maior discussão entre as partes. Quando o tema é reajuste salarial, os patrões se fazem de mudos e surdos, não valorizam os trabalhadores e só pensam em seus lucros.

O Sindicato dos Comerciários, por sua vez, discutiu, propôs e conquistou o melhor possível para a categoria, dentro das condições adversas: reposição da inflação, manutenção dos direitos e valorização da categoria, através de muita luta.