Publicada Sexta-feira, 15/09/2023
LUTA
CUT promove festival com concurso de fotografia, música e escultura
Premiação será realizada durante o 14º Congresso Nacional da Central (CECUT), em outubro

Publicado: 13 Setembro, 2023 - 19h42 | Última modificação: 14 Setembro, 2023 - 13h19

Escrito por: Luiz Carvalho

Já estão abertas e seguem até o dia 30 de setembro as inscrições para o “Festival CUT de Arte e Cultura no Mundo do Trabalho”, em celebração aos 40 anos da maior central sindical do Brasil e a quinta da América Latina.

Os artistas e as artistas amadores e profissionais poderão concorrer nas modalidades escultura, música e fotografia e os vencedores e vencedoras serão conhecidos a partir do dia 1º de outubro. A premiação ocorre durante o 14º Congresso Nacional da CUT (CONCUT), marcada para ocorrer entre os dias 19 e 22 de outubro, em São Paulo.

O presidente da Central Nacional, Sérgio Nobre, destaca a importância da cultura e a necessidade de resgatar o olhar da classe trabalhadora sobre a arte.

“Quando o movimento sindical nasceu, no início do século 19, se formou num período em que poucos sabiam ler e escrever e a forma de comunicação se dava por meio do teatro, da música e da poesia para mostrar a vida dura no campo e nas fábricas que estavam nascendo. Desde o início, a cultura foi fundamental e queremos resgatar sua centralidade, inclusive, porque é uma das principais formas de combater o neofascismo e a pauta da extrema direita ao defender a paz e os direitos humanos, trabalhistas e sociais”, disse

Segue a arte

Parte das homenagens aos 40 anos da CUT completados dia 28 de agosto, os concursos buscam unir arte, cultura e reflexão em torno dos temas fundamentais que moldaram a trajetória da maior organização sindical do país e os ideais de lutas, direitos e democracia.

No dia 26 de agosto, a Central já promoveu na Praia Grande, litoral Sul de São Paulo, uma festa popular com apresentações de grafite, slam (competição entre poetas com textos autorais, apresentados sem auxílio musical) e um dia de shows que terminou com a apresentação da banda de rock Ira!

Confira mais informações sobre os concursos:

FOTOGRAFIA

Organizado para valorizar a expressão da luta da classe trabalhador por meio da imagem, o concurso terá como tema “Luta, direitos e democracia que transformam vida”, que pautará todas as modalidades e está aberto a fotógrafos residentes no Brasil, amadores ou profissionais, a partir de 18 anos.

Serão selecionadas as cinco melhores fotografias amadoras, que serão submetidas à votação popular online a partir do dia 7 de outubro.

Os participantes são convidados a capturar imagens que retratam momentos marcantes e exploram conceitos fundamentais sobre temas como democracia, liberdade de expressão, inclusão social, diversidade e justiça social.

O material deve ser encaminhado por meio do site https://40anos.cut.org.br/festival-de-cultura/festival-cut/.

Para mais informações, conhecer o regulamento completo e a banca julgadora, visite o site oficial do Projeto #CUT40ANOS. Ou entre em contato no email: fotografias40anos@gmail.com.

Inscrições: 13 a 30 de setembro
Análise e seleção das obras: 2 a 6 de outubro
Votação Popular: 7 a 15 de outubro
Divulgação do resultado: 16 de outubro

ESCULTURA

O Concurso Cultural de Artes Plásticas na modalidade escultura tem como objetivo impulsionar a criatividade e a inclusão nas artes visuais em todo o país.

Serão solicitadas três fotos da peça, que pode ser produzida em diversos materiais e técnicas, no formato 1920×1080px (fullHD) ou um vídeo de até 250MB com duração máxima de dois minutos. A modalidade de escultura tridimensional oferece liberdade de expressão e inovação, permitindo o uso de diversos materiais e técnicas.

O material deve ser encaminhado por meio do site https://40anos.cut.org.br/festival-de-cultura/esculturas/.

Serão selecionadas cinco esculturas para participarem da votação popular. As três obras mais bem avaliadas serão homenageadas, ficarão em destaque na galeria virtual do site da CUT 40 Anos e seus criadores receberão placas em homenagem.

Para mais informações sobre o concurso, conhecer a banca julgadora e o regulamento completo, visite o site oficial do Projeto #CUT40ANOS. Ou entre em contato no email: esculturas40anos@gmail.com.

Inscrições:
 13 a 30 de setembro
Análise e seleção das obras: 2 a 6 de outubro
Votação Popular: 7 a 15 de outubro
Divulgação do resultado:
 16 de outubro

MÚSICA

O objetivo desta modalidade é incentivar artistas e compositores a apresentarem suas obras autorais que tenham relação com o tema “Luta, direitos e democracia que transformam vidas” e destaquem o papel essencial da CUT na defesa dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras.

Estão convidados a participar artistas e bandas que devem enviar uma canção em formato MP3 e a letra em formato PDF. A seleção das músicas será realizada por uma comissão julgadora composta por profissionais da área musical e as cinco melhores músicas serão submetidas à votação popular online.

A premiação para os 1º, 2º e 3º lugares inclui a divulgação da música vencedora na galeria virtual do site CUT 40 ANOS, disponível para download, além da divulgação da obra nas redes sociais da CUT e uma homenagem no 14º CONCUT.

Os artistas/compositores vencedores nas três primeiras colocações também serão convidados a se apresentarem ao vivo no palco do Congresso.

A inscrição deve ser feita em https://40anos.cut.org.br/festival-de-cultura/musica/.

Para mais informações sobre o concurso e o regulamento completo, visite o site oficial do Projeto #CUT40ANOS. Dúvidas podem ser esclarecidas através do e-mail de contato: musicas40anos@gmail.com. Os participantes têm até o dia 30 de setembro de 2023 para se inscreverem e contribuírem com suas criações para essa iniciativa valiosa.

Inscrições:
 13 a 30 de setembro