Publicada Segunda-feira, 09/10/2023
TRABALHO
Natália Azevedo assume como nova Procuradora-chefe do MPT-PI
O Ministério Público do Trabalho no Piauí tem uma nova Procuradora-Chefe. A Procuradora do Trabalho Natália e Silva Azevedo assume o comando do órgão no Piauí em substituição ao Procurador Edno Moura, que permaneceu no cargo nos últimos dois anos. A posse oficial acontecerá no dia 10 de outubro, em Brasília, juntamente com os novos Procuradores-chefes das Procuradorias de todo o país.

                2

A nova Procuradora-chefe ficará no cargo no biênio 2023/2025. Como Vice-Procurador-Chefe, assume o Procurador do Trabalho Marcos Duanne Barbosa de Almeida. A chefia do Ministério Público do Trabalho é definida em regime de revezamento entre os Procuradores do Trabalho e são designados em ato do Procurador-Geral do Trabalho para um mandato de dois anos.

No MPT-PI, a Procuradora Natália Azevedo era coordenadora regional da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (COORDINFÂNCIA), que tem como missão principal o combate ao trabalho infantil. Ela foi a responsável pela expansão do Projeto MPT na Escola no Piauí, que trabalhou a temática do trabalho infantil nas escolas e que, em 2023, ampliou para 40 o número de municípios atendidos. Ela também é vice Coordenadora regional da CONAFRET – Coordenadoria Nacional de Combate às Fraudes nas Relações de Trabalho.

Na chefia do MPT-PI, a Procuradora destacou que continuará intensificando as ações do órgão no combate as violações dos direitos dos trabalhadores e na proteção dos direitos de crianças e adolescentes. “O MPT vem intensificando sua atuação nos últimos anos e isso tem refletido diretamente nos trabalhadores e na sociedade como um todo. Queremos estreitar as parcerias com as diversas instituições e com a sociedade para que possamos garantir o trabalho seguro, combater o trabalho infantil e o trabalho em condições análogas à de escravo, bem como fomentar a aprendizagem profissional e assegurar a inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho”, pontuou.

O Procurador do Trabalho Edno Moura, destacou que sai da chefia com a sensação de dever cumprido e ressaltou o papel do órgão na garantia dos direitos dos trabalhadores. “Pudemos contar com a contribuição de todos os colegas do MPT, tanto os procuradores quantos os servidores para desempenhar as atividades da melhor forma possível para garantirmos que os trabalhadores tivessem seus direitos resguardados. O MPT é hoje uma instituição que está próxima da sociedade que nos veem como parceiros em busca de seus direitos”, comentou ele.

Perfil da Nova Procuradora

Natália Azevedo é bacharel em Direito e possui especialização em Direito Público pela UFPI. Foi técnica judiciária do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região, no período de 2006 a 2008, analista Judiciária do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, de 2008 a 2009, advogada da União, da Advocacia Geral da União (AGU), no período de 2009 a 2012. Ingressou no Ministério Público do Trabalho em 2012, assumindo como Procuradora do Trabalho da PRT da 18ª Região (em Rio Verde - Goiás). Retornou ao Piauí em dezembro de 2016, para assumir a PTM de Bom Jesus, onde permaneceu até dezembro de 2020, quando foi lotada na PTM de Picos.