Publicada Sexta-feira, 01/03/2024
FORMAÇÃO
Encontro Estadual de Formação da CUT-PI acontece construindo ações para 2024/27
Eleição para Delegados/as que participarão do ENEFOR trouxe a tona a importância da Qualificação e Formação Sindical

Publicado: 29 Fevereiro, 2024 - 22h47 | Última modificação: 29 Fevereiro, 2024 - 23h44

Escrito por: Socorro Silva/CUT-PI

Com o objetivo de debater e construir a estratégia de formação da CUT Nacional, Regional e Estadual frente à conjuntura atual, a CUT-PI realizou com o apoio da Escola Nordeste da CUT, nesta quinta (29), o Encontro Estadual de Formação, na sede da CUT-PI, no centro de Teresina.

SOCORRO SILVA-CUTSocorro Silva-CUT

Um dos pontos primordiais do encontro foi a Conjuntura Política e Sindical, proferida por João de Moura, Presidente da FITRATELPI/FITTEL, e Secretário de Finanças do SINTTEL-PI, e a explanação do Coordenador Adjunto da Escola Nordeste Paulo Bezerra, sobre a importância da Formação e os avanços por ela construídos ao longo da história de lutas da CUT.

SOCORRO SILVA-CUT-PISocorro Silva-CUT-PI

O papel do/a Formador/a, entrou na pauta do encontro estadual de formação, Eleição dos Delegados/as a participarem do ENEFOR, e a Construção do Plano de Ação da Secretaria de Formação para os 04 (quatro) anos da gestão.

SOCORRO SILVA-CUTSocorro Silva-CUT

"Foi um encontro muito participativo, com pessoas que fazem parte dos ramos que se comprometeram em aprender e se qualificar na Formação, como forma de se qualificar. Tivemos a análise de conjuntura política, econômica e sindical. Discutimos a importância do papel do/a Secretário/a de Formação e dos/as Formadores/as. Foi um momento muito rico de troca de experiências, onde construímos o Plano de Ação para levar para o ENAFOR, e ao mesmo tempo fazer a defesa desse plano de ação, sabendo que nós trabalhadores e trabalhadoras, estamos precisando beber dessa fonte da Formação, principalmente aqueles que estão na base, mas também alguns dirigentes sindicais". Paulina Almeida, Secretaria de Formação/CUT-PI.

O encontro teve como público alvo o Presidente Odaly Medeiros (CUT-PI), diretores/as da central e de suas entidades filiadas. Marcaram presença além dos Formadores/as que compõem o Coletivo de Formação da CUT-PI, representantes das entidades sindicais e dos ramos: BANCARIOS, COMERCIÁRIOS, HOTELEIROS, SINTTEL, SINTE, CULTURA, SINSEP e SITRICOM.

SOCORRO SILVA-CUTSocorro Silva-CUT

Para Paulo Bezerra, Coordenador Ajunto da Escola Nordeste, a Formação tem um papel importante para a CUT, Sindicatos filiados e Ramos, tendo em vista que a Conjuntura atual exige uma preparação do/as  dirigentes sindicais para o enfrentamento dos desafios da luta por direitos da classe trabalhadora, e que se faz necessária e urgente a mudança de um cenário que vem acompanhado de muitas retiradas de direitos, ataques aos/as trabalhadores/as, e somente com a Formação é que se garante uma luta com resultados positivos, e que é preciso ter esse entendimento de uma formação para garantir a vitoria.

SOCORRO SILVA-CUTSocorro Silva-CUT

“Veja bem essa é uma política prioritária da CUT, a Escola tem como fundamental esse trabalho de formação, nós da Escola Nordeste estamos elaborando o nosso projeto de formação, como também voltado para a questão regional. Mas o fundamental é a gente implementar a política que tem a orientação da Secretaria Nacional de Formação, e o projeto de formação ele é construído para todas as escolas, e nós estamos elaborando no estado do Piauí o nosso plano durante esse encontro estadual, para apresentar no ENEFOR, e a partir daí tirar a Agenda de Formação para os movimentos sindicais da CUT do estado, também para a construção de uma política Nacional da Formação, onde tenha as nossas ideias, as nossas propostas para além do que é programado pela própria Formação da CUT Nacional”. Paulo Bezerra, Coordenador Adjunto da Escola Nordeste de Formação da CUT.

SOCORRO SILVA-CUTSocorro Silva-CUT

“A grande iniciativa que o dirigente sindical deve ter é o de buscar o conhecimento, buscar a interlocução com os trabalhadores, ouvir os trabalhadores “qual é a percepção deles” dentro dessa conjuntura, que só assim, só sabendo o que a pessoa quer e o que a pessoa pensa, é que é possível estabelecer uma ligação com ele/a. N´s sabemos que o país está numa crise terrível de credibilidade, nós vivemos uma verdadeira inversão de valores, onde as pessoas propagam muitas mentiras com a maior naturalidade, como se elas fossem verdades absolutas, como se a realidade que está colocada pra todo mundo, ela não tivesse nenhum valor, não tem um valor, porque aquelas pessoas já escolheram acreditar numa determinada coisa. E a partir dali ela se fecha numa bolha e ela não abre absolutamente nenhuma possibilidade de diálogo, então como é que nós vamos fazer para romper isso?”. João de Moura/FITRATELP/SINTTEL.

“Acho que a Formação, ela cumpre essa tarefa de provocar as pessoas, de estimular as pessoas a buscarem conhecimento, buscar as pessoas para conhecer qual é o pensamento dela, pra assim poder encontrar uma chave que dê acesso a essa conversa, e traga essas pessoas de volta para uma realidade, que não seja a que está colocada hoje com tanta a tal da fake News, uma pós verdade que é a narrativa dessas pessoas. No meu entendimento, tanto para o sindicato como para a CUT, é fundamental preparar os dirigentes pra esse diálogo com as pessoas”. João de Moura/FITRATELP/SINTTEL.

SOCORRO SILVA-CUTSocorro Silva-CUT

O Encontro Estadual de Formação da CUT, contou com 35 pessoas, que fizeram parte da construção do Plano de Ação para o fortalecimento da qualificação sindical através da formação CUTista, nos ramos e  sindicatos.