Saber o que fazer diante de uma parada cardiorrespiratória e passar as principais informações sobre as noções de primeiros socorros é o que o Instituto ‘Pequenos que Salvam’ está desenvolvendo no SaLiPi 2024.
Segundo o cardiologista Benoni Carvalho Júnior, esses ensinamentos são de suma importância. “Fomentar a educação das crianças em idade escolar no aprendizado e manejo da parada cardiorrespiratória, no ambiente extra-hospitalar, mais precisamente nas escolas, bem como a noção de primeiros socorros, proporciona as crianças habilidades para conduzir ou mesmo auxiliar um adulto, uma vez que estudos comprovam que em média 50% das vezes as crianças são quem inicialmente presenciam esse cenário caótico”, explica.
Durante dois dias, crianças e jovens estão tendo contato com esses conhecimentos no SaLiPi. Segundo o médico Fabbrício Castelo Branco, responsável pelas atividades práticas no evento, esse contato com as crianças e jovens tem sido positivo e muito dinâmico.
“Eles conseguiram desenvolver muito bem e pegaram muito rápido as técnicas necessárias. É gratificante ver a curiosidade e o empenho deles durante as atividades”, pontua.
Nesta terça-feira às aulas práticas continuam no espaço “Letras e Expressões” à partir das 14h e no sábado (15), uma palestra sobre o trabalho desenvolvido pelo Instituto Pequenos que Salvam será ministrada pelo cardiologista Benoni Carvalho Jr, às 18h.
Fonte: Cidadeverde.com