Publicada Quinta-feira, 18/07/2024
Dinheiro
Enviou um Pix por engano? saiba como recuperar valor
A facilidade do Pix pode levar a erros, como a digitação incorreta de dados ou a seleção equivocada de destinatários. Felizmente, existem passos a serem seguidos para tentar recuperar o valor.

Enviar um Pix para a conta errada pode ser uma situação estressante especialmente considerando a rapidez dessas transações. Desde sua implementação, o Pix se tornou uma ferramenta essencial para transferências bancárias no Brasil. No entanto, essa facilidade também pode levar a erros, como a digitação incorreta de dados ou a seleção equivocada de destinatários. Nessas situações, muitos se perguntam: o que fazer para recuperar o dinheiro enviado por engano?

Felizmente, existem passos a serem seguidos para tentar recuperar o valor. O professor Vinicius Serra explica como agir rapidamente e de maneira eficaz nesses casos. “Entre em contato diretamente com a pessoa ou empresa que recebeu o Pix, explique a situação e peça a devolução do valor”, orienta Serra. Além disso, é importante notificar imediatamente a instituição financeira que realizou a transação, por meio do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) ou outra via de suporte.

Confira como solicitar a devolução do Pix:
Entre em contato com o destinatário: A primeira medida é tentar resolver a questão diretamente. "Entre em contato diretamente com a pessoa ou empresa que recebeu o Pix, explique a situação e peça a devolução do valor", orienta Serra.
Notifique o banco: Informe imediatamente a instituição financeira que realizou a transação. "É fundamental contatar o banco logo após perceber o erro", destaca o professor. Utilize o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) ou outro canal de suporte do banco para reportar a situação.
Registro de boletim de ocorrência: Caso não consiga resolver diretamente com o destinatário, registre um boletim de ocorrência. "Formalizar a situação na delegacia é importante para preparar o terreno para uma eventual ação judicial", recomenda Serra.
Existem ainda mecanismos de proteção para os remetentes que enviam Pix para contas erradas. As instituições financeiras oferecem suporte para resolver questões relacionadas a transações equivocadas.