Publicada Quarta-Feira, 29/09/2010
INFORMATIVO
Trabalho no Comércio: o primeiro semestre de 2010
Estatísticas e Estudos Socioeconômicos – reúne este conjunto de dados para prover as categorias do setor em suas negociações.

Evolução do volume e receita nominal das vendas; variação de índices de massa de rendimentos de ocupados; volume de crédito e inadimplência; dados sobre emprego formal como saldo da movimentação e salário médio dos trabalhadores formais são importantes informações para analisar a real situação do comércio. Este informativo, elaborado pela Rede Comerciários do DIEESE – Departamento Intersindical de

No primeiro semestre de 2010, o comércio brasileiro obteve o melhor resultado da série histórica da Pesquisa Mensal do Comércio, realizada pelo Instituto Brasileiro de

Geografia e Estatística (IBGE), iniciada em 2001. O volume e receita nominal com vendas tiveram elevação, respectivamente, de 11,47% e 14,69%, em relação ao mesmo período do ano anterior. Todas as Unidades da Federação apresentaram alta nas vendas no período. As variações mais expressivas no crescimento de volume e receita de vendas foram verificadas nos estados do Tocantins (38,57% e 38,76%), Rondônia (31,69% e 34,65%) e Acre (24,56% e 24,50%).

Evolução do volume e receita nominal das vendas no comércio

Brasil e Unidades da Federação - 1semestre de 2010

(em %)

Vendas no Comércio Volume                         Receita Nominal

Brasil                             11,47                                                 14,69

Rondônia                                    31,69                                                 34,65

Acre                                              24,56                                                 24,50

Amazonas                                     9,45                                                 13,09

Roraima                                     14,09                                                 15,81

Pará                                              14,90                                                 19,24

Amapá                                        17,03                                                 19,85

Tocantins                                   38,57                                                 38,76

Maranhão                                  14,65                                                 21,87

Piauí                                               7,22                                                 10,88

Ceará                                          14,92                                                  19,04

Rio Grande do Norte              9,73                                                  13,08

Paraíba                                       14,55                                                 19,39

Pernambuco                              12,32                                                 17,16

Alagoas                                      14,90                                                 19,94

Sergipe                                        14,55                                                 19,85

Bahia                                           11,59                                                 14,21

Minas Gerais                            11,20                                                 13,69

Espírito Santo                           10,04                                                 14,39

Rio de Janeiro                             9,80                                                 12,55

São Paulo                                    11,88                                                 15,56

Paraná                                          10,87                                                 14,20

Santa Catarina                            8,01                                                 12,10

Rio Grande do Sul                      9,36                                                 11,12

Mato Grosso do Sul                 15,12                                                 15,15

Mato Grosso                               20,14                                                 20,12

Goiás                                             14,24                                                 14,58

Distrito Federal                             8,20                                                 10,44

Ao se analisar os 11 segmentos para os quais a PMC apresenta dados, verifica-se que todos apresentaram crescimento nas vendas no primeiro semestre do ano. Os principais destaques foram equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação, com variação de 25,83%, no que se refere ao volume de vendas e 16,91%, quanto a receita nominal; móveis e eletrodomésticos, com crescimento, respectivamente de 20,57% e 21,31%; e materiais de construção, que tiveram 16,11%, no volume e 20,55%, na receita

Evolução do volume e receita nominal de vendas no comércio por segmento

Brasil - 1semestre de 2010   (em %)

Segmentos                                                                      Volume                     Receita Nominal

Combustíveis e lubrificantes                                                   5,53                            8,74

Hipermercados, supermercados, produtos

alimentícios, bebidas e fumo                                                  10,39                          14,09

Hipermercados e supermercados                                            10,07                          13,76

Tecidos, vestuário e calçados                                                 10,10                          15,85

Moveis e eletrodomésticos                                                      20,57                          21,31

Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos,

de perfumaria e cosméticos                                                    12,20                          16,39

Equipamentos e materiais para escritório,

informática e comunicação                                                     25,83                          16,91

Livros, jornais, revistas e papelaria                                          8,08                            12,71

Outros artigos de uso pessoal e domestico                              6,07                            13,88

Veículos, motos, partes e peças                                             11,62                           12,72

Materiais de construção                                                          16,11                           20,55

Os dados disponíveis indicam que as variáveis que determinam o consumo mantiveram, ao longo do período, comportamento que favorece o desempenho do comércio no período próximo. Em junho de 2010, a massa de rendimentos real dos ocupados nos mercados metropolitanos cresceu 1,2% frente a dezembro de 2009.

Concomitantemente, observou-se que as operações de crédito alcançaram 45,7% do Produto Interno Bruto (PIB), nesse mês, representando alta de 1,5% no ano. Por outro lado, no mesmo período, o índice de inadimplência (cheques devolvidos) caiu 14,87% (Tabela 3).

Variação de índices de massa de rendimentos de ocupados, volume de crédito e cheques devolvidos Brasil - junho 2010 (variação % no ano)

Indicador                                                                                      Evolução  %

Massa de Rendimentos dos Ocupados - RMs                              1,20

Volume de Crédito - % do PIB (Brasil)                                            1,55

Cheques devolvidos/cheques compensados (%) (Brasil)        -14,87

Com base em dados bastante positivos, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima que o varejo brasileiro deve fechar o ano com um crescimento recorde de 11,4%.

Emprego e renda dos comerciários

com carteira de trabalho assinada

Emprego

Entre janeiro e junho deste ano, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho e Emprego (Caged/MTE), dos 1.473.320 empregos com carteira de trabalho assinada gerados no país, o comércio foi responsável por cerca de 10%, ou seja, 144.135 novos empregos. Estes dados positivos contrastam com o desempenho registrado no primeiro semestre de 2009, quando o setor fechou 33 mil vagas como consequência dos impactos da crise financeira internacional na economia brasileira.

Estados das regiões Sul e Sudeste destacaram-se na geração de postos no setor, particularmente São Paulo (55.441), Minas Gerais (14.420) e Paraná (11.853). No entanto, dois estados fecharam mais vagas do que abriram: Acre (-451) e Espírito Santo (-379).

Independentemente do saldo positivo ou negativo na localidade, ainda persiste o elevado volume de admissões e demissões, característica marcante do setor, fruto da alta rotatividade.

Saldo da movimentação do emprego formal no comércio

Brasil e Unidades da Federação - 1º semestre 2010

(em nºs absolutos)

Unidade da Federação                                     Admitidos             Desligados            Saldo

Brasil                                                                    2.104.955            1.960. 820             144.135

São Paulo                                                             647.589                   592.148                    55.441

Minas Gerais                                                       229.832                    215.412                    14.420

Paraná                                                                  174.148                   162.295                     11.853

Rio Grande do Sul                                               157.382                    145.576                    11.806

Rio de Janeiro                                                     192.109                     185.023                     7.086

Bahia                                                                      74.056                     68.925                      5.131

Goiás                                                                     67.131                      62.200                      4.931

Santa Catarina                                                     117.548                   112.844                     4.704

Ceará                                                                      44.770                    41.113                       3.657

Pernambuco                                                          47.034                    43.480                       3.554

Maranhão                                                               21.168                    17.871                       3.297

Pará                                                                         37.446                    34.298                      3.148

Mato Grosso                                                           46.973                    44.015                      2.958

Distrito Federal                                                     41.761                    39.270                      2.491

Paraíba                                                                    15.542                    13.071                      2.471

Mato Grosso do Sul                                               28.381                     26.605                      1.776

Piauí                                                                        11.658                      10.023                      1.635

Rio Grande do Norte                                             21.423                      19.951                      1.472

Rondônia                                                                20.913                       19.832                     1.081

Sergipe                                                                  10.216                        9.187                       1.029

Alagoas                                                                  11.602                       11.209                       393

Roraima                                                                  3.090                          2.740                      350

Amapá                                                                    4.526                          4.377                       149

Tocantins                                                               8.628                           8.547                        81

Amazonas                                                              18.690                       18.639                        51

Espírito Santo                                                        47.393                       47.772                       -379

Acre                                                                        3.946                          4.397                         -451

Renda

No primeiro semestre deste ano, a remuneração média dos comerciários do país foi de R$ 750,97, o que representa uma elevação de 7,6% frente à igual período, em 2009, quando o valor era de R$ 697,63.

Por unidade da Federação, nos seis primeiros meses de 2010, os estados que registraram as menores remunerações médias para o setor foram: Rio Grande do Norte (R$ 603,66), Piauí (R$ 611,40) e Sergipe (R$ 614,81).

Dentre os estados com as maiores remunerações médias, destacaram-se: São Paulo (R$ 890,69) e Santa Catarina (R$ 781,00). Esses valores médios ficaram acima da média nacional (R$ 750,97).

Salário médio dos empregados no setor do comércio

Brasil e Unidades da Federação - 1º semestre de 2010

Unidade da Federação                                         Salário Médio   (em R$)

Brasil                                                                        750,97