Publicada Sexta-feira, 09/08/2024
Greve
Greve dos Correios: no Piauí, trabalhadores podem aderir ao movimento nacional
O sindicato dos trabalhadores marcou uma assembleia a ser realizada no próximo dia 15 de agosto, para definir se irão aderir ao movimento

Emelly Alves

Trabalhadores dos Correios de diversos estados do Brasil declararam greve por tempo indeterminado na quarta-feira (7). A pauta de reivindicações é nacional e abrange questões como aumento salarial, benefícios e plano de saúde. No Piauí, entretanto, a adesão à greve ainda não foi definida, e os trabalhadores aguardam uma assembleia marcada para o dia 15 de agosto para tomar a decisão final.

A informação foi dada com exclusividade ao O DIA pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios do estado, Edilson Rodrigues. De acordo com ele, a empresa pediu um prazo para apresentar uma nova proposta.

“Estamos em estado de greve e remarcamos a assembleia para o dia 15. Caso a empresa não apresente uma proposta satisfatória até lá, a greve será deflagrada a partir das 22 horas do mesmo dia”, afirmou Rodrigues.

Entre as principais demandas da categoria estão a correção integral dos salários conforme o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), retomada dos vales alimentação extras e redução do custeio do plano de saúde.

No contexto nacional, os Correios propuseram um aumento de 6,05% nos salários a partir de janeiro de 2025 e um ajuste similar nos benefícios. A empresa também ofereceu melhorias para funções motorizadas e um vale alimentação/refeição extra. No entanto, a proposta não inclui ajustes imediatos no plano de saúde, o que gerou descontentamento entre os trabalhadores.

Em nota divulgada pela Federação Interestadual dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras dos Correios (Findect), o movimento grevista disse que “a proposta inclui um reajuste salarial somente para 2025 e não oferece uma resposta conclusiva e concreta em relação ao plano de saúde.”

Por enquanto, as agências dos Correios estão operando normalmente, inclusive no Piauí, com a empresa adotando medidas para minimizar os impactos da greve.

“As agências estão abertas e todos os serviços disponíveis. A empresa já adotou medidas como remanejamento de profissionais e realização de horas extras para cobrir as ausências pontuais e localizadas devido à paralisação anunciada pelo sindicato”, informaram os Correios.