Publicada Sexta-feira, 01/10/2010
Domingo, dia das eleições, é feriado para todo comércio, diz Gilberto Paixão
Considerando a relevância do exercício da democracia e no intuito de garantir aos trabalhadores e trabalhadoras do comércio e serviços o direito do voto,

o Sindicato dos Comerciários de Teresina informa que todo comércio do município estará fechado neste domingo, 3 de outubro, dia em que será realizada as eleições, a grande festa democrática.

Para isso, o Sindicato entrou com liminar na Justiça Eleitoral solicitando o cumprimento do artigo 380 do Código Eleitoral, que assegura como feriado nacional  as datas das eleições: 3 de outubro (primeiro turno), e  31 de outubro (segundo turno), onde houver. A Constituição Federal estabelece, em seus artigos 28 e 77, o primeiro e o último domingo de outubro como data para as eleições.

“As eleições de um país é o grande momento da democracia e o exercício do voto pela população é o exercício pleno de cidadania. Por isso, quem desrespeitar esse direito sagrado dos trabalhadores estará desrespeitando a Constituição”, disse o secretário-geral do Sindicato dos Comerciários, Gilberto Paixão.