Publicada ontem, Terça-feira, 13/08/2024
LUTA
Terminais de integração em Teresina deverão ser adaptados para motoristas de aplicativo
Decreto que permite o uso ainda será elaborado. Segundo a Cooperativa de Motoristas de Aplicativo, a medida deve beneficiar mais de 30.000 famílias

Emelly Alves

Os motoristas de aplicativos em Teresina poderão em breve contar com uma estrutura de apoio que promete melhorar suas condições de trabalho. Em reunião realizada na manhã desta segunda-feira (12), na Superintendência da Caixa Econômica Federal do Piauí (CEF), o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, discutiu a possibilidade de permitir o uso dos Terminais de Integração da cidade como pontos de apoio para os trabalhadores por aplicativos.

O encontro contou com a presença do superintendente da CEF, Sr. Francisco Elidomar Nunes Guimarães, o presidente da Cooperativa de Transportes por Aplicativos do Piauí (COOPERTAPP-PI), Érico da Luta, e outras autoridades municipais, incluindo o superintendente da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (STRANS), Coronel Edvaldo Marques.

Durante a reunião, foi discutido o contrato de financiamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para a construção dos Terminais de Integração. A Caixa Econômica Federal afirmou que o contrato está em dia, mas a decisão de utilizar os terminais como pontos de apoio para motoristas de aplicativos é discricionária, ou seja, cabe ao prefeito de Teresina decidir.
Dr. Pessoa indicou que nos próximos dias se reunirá com os secretários responsáveis pelas áreas jurídicas e administrativas dos órgãos de trânsito, transporte e planejamento para elaborar um decreto que viabilize o uso dos terminais para atender a população por meio dos transportes por aplicativos.

Érico da Luta, presidente da COOPERTAPP-PI, destacou a urgência de melhorar as condições de trabalho para motoristas de aplicativos, moto aplicativos e entregadores de deliverys (moto e bike) em Teresina. Ele ressaltou que os profissionais enfrentam desafios como exploração, falta de segurança e infraestrutura inadequada.
Segundo Érico, a adaptação dos terminais de integração como pontos de apoio, com acesso a banheiros e áreas de descanso, pode beneficiar mais de 30.000 famílias de trabalhadores por aplicativos e mais de 100.000 usuários dos serviços.

O decreto que formaliza o uso dos terminais, no entanto, ainda está em fase de discussão e não há data definida para sua publicação. A expectativa é que a medida seja concretizada nos próximos dias.

PortalOdia