Não se trata apenas do teto de vidro que nos impede de
alcançar os postos mais altos (a expressão, “glass ceiling”, foi criada nos EUA
para descrever a barreira invisível que impossibilita que as mulheres cresçam
profissionalmente). Na verdade, temos paredes de vidro: elas não parecem estar
ali, mas a todo momento esbarramos nelas”, afirma.
Em parceria com Leanne Dzubinski, Diehl escreveu o livro
“Shattering the six gender bias barriers still holding women back at work”
(“Quebrando as seis barreiras de gênero que ainda limitam as mulheres no
trabalho”). De acordo com as autoras, esses são os pontos que merecem atenção
não apenas do setor de recursos humanos, mas também da cúpula das empresas:
“O preconceito contra a mão de obra feminina não é
consciente e existe em todas as organizações. Num meio de privilégios
masculinos, os homens detêm o poder de decisão e impõem barreiras à
participação das mulheres, em todos os estágios da carreira. No começo, a
funcionária vai ouvir que é jovem demais para liderar. Quando chega à
meia-idade, vão dizer que está sobrecarregada com questões familiares, mas
também acontece de a mulher ter se tornado mais experiente e assertiva e,
portanto, mais difícil de controlar, e será descartada por esse motivo”,
analisa.
A consequência, diz Diehl, é que elas chegam ao nível
gerencial, mas patinam no caminho para os cargos de alto escalão. Lamenta que
as mulheres não se apoiem como deveriam e, às vezes, sejam inclusive mesquinhas
com suas colegas: “não vemos que o ambiente corporativo se baseia em regras
masculinas e nos conformamos porque ‘é o jeito como o mundo funciona’. Metade
da força de trabalho está reprimida, manietada”. No quadro de desvalorização
feminina, a pesquisadora critica a falta de uma rede de proteção social: “a
sociedade parte do pressuposto de que a mulher tem que acumular os papéis e dar
conta de tudo. Diehl ensina que o caminho é não levar para o lado pessoal,
porque se trata da reprodução de um padrão entranhado no sistema, e enumera
ações que devem ser implementadas: