É quase irresistível: ver aquela propaganda da Black Friday
e não ceder à tentação. Mas há um risco: pode não ser real. Para evitar que
mais brasileiros caiam em golpes e ajudar os consumidores, a Senacom lançou uma
cartilha com as principais dicas. O acesso é gratuito e on-line.
A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério
da Justiça e Segurança Pública, preparou um guia, de apenas 13 páginas, com
orientações exclusivamente para a Black Friday prevista para o dia 29. Tudo com
base no Código de Defesa do Consumidor.
A cartilha foi criada para atender às demandas dos
consumidores após o aumento das compras online e também das reclamações. Em
geral, as queixas são de ofertas falsas, preços inflacionados antes dos
descontos e problemas na entrega.
Defesa do consumidor
Só na Black Friday de 2023, as plataformas de proteção ao
consumidor receberam mais de 7 mil queixas de consumidores, que reclamaram de
falsas promessas de descontos e de vantagens.
A ideia é oferecer as ferramentas necessárias para
identificar promoções reais e evitar práticas abusivas.
A Senacon informou ainda que vai monitorar o mercado e atuar
em parceria com órgãos de defesa do consumidor.
Principais dicas da cartilha
De acordo com a cartilha, o consumidor pode, sim,
proteger-se contra as falsas promessas, a não entrega de produtos e os preços
inflacionados. Para isso é preciso:
Fazer pesquisa prévia de preços para evitar
armadilhas, monitore os preços com antecedência. Ferramentas de comparação
online podem ser grandes aliadas.
Desconfiar de ofertas muito abaixo do mercado: produtos
com preços extremamente reduzidos podem esconder armadilhas, como golpes em
sites fraudulentos.
Verificar a reputação da loja: antes de comprar, o
consumidor deve consultar o histórico da loja, o CNPJ e a plataforma.
Atenção aos detalhes:
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