O governo federal publicou no Diário Oficial da União desta
segunda-feira, 31, os procedimentos e prazos para justificar a ausência no
Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 e solicitar a isenção da taxa de
inscrição para o Enem 2025. Segundo a publicação, essas etapas ocorrerão antes
do período de inscrições e devem ser realizadas exclusivamente pelo site
oficial do exame.
Participantes terão entre 14 e 25 de abril para justificar a
ausência no Enem 2025 e solicitar isenção da taxa de inscrição. O resultado
será divulgado em 12 de maio, e aqueles que não tiverem a justificativa
aprovada poderão entrar com recurso até 16 de maio. O resultado do recurso, por
sua vez, será divulgado em 22 de maio.
Os participantes que obtiveram a isenção da taxa de
inscrição no Enem 2024, mas não compareceram aos dois dias de prova, precisarão
justificar a ausência para solicitar novamente o benefício no Enem 2025. A
justificativa deve ser feita no mesmo sistema de solicitação de isenção,
anexando documentos que comprovem o motivo da ausência.
Serão aceitos documentos datados e assinados. Não serão
aceitos documentos autodeclaratórios ou emitidos pelos próprios participantes,
pais ou responsáveis. Além disso, não será possível justificar a ausência no
Enem 2024 sem solicitar simultaneamente a isenção da taxa de inscrição para o
Enem 2025.
Terão direito à isenção da taxa de inscrição do Enem 2025 os
participantes que estiverem cursando o último ano do ensino médio em 2025, em
escola pública cadastrada no Censo Escolar da Educação Básica; que cursaram
todo o ensino médio em escola pública ou como bolsistas integrais na rede
privada, com renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio; ou que
estejam em situação de vulnerabilidade socioeconômica, inscritos no Cadastro
Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Para pedir a isenção da taxa de inscrição do Enem 2025, o
participante deve informar CPF, data de nascimento, e-mail válido e número de
telefone; justificar a ausência no Enem 2024 (se aplicável) com documentos
comprobatórios; e preencher corretamente os dados na Página do Participante
(sso.acesso.gov.br) e criar um cadastro.