Uma startup de São Paulo promove uma verdadeira revolução no
mercado de trabalho do país: “O Trampo é Seu” leva oportunidades de emprego
para jovens da periferia. Veja como funciona!
A iniciativa nasceu da inquietação da psicóloga Sandra
Gioffi, que não se conformava com a ausência de diversidade nas seleções que
acompanhava como especialista em recursos humanos.
Ao todo, a companhia já impactou mais de mil pessoas desde
que foi criada, em 2021, com aproximadamente 600 contratações realizadas. “Não
era admissível para mim ouvir que simplesmente “não existia” um profissional
negro, por exemplo, para ocupar determinado cargo. Esses talentos existem,
simplesmente não estamos buscando no lugar certo”, contou Sandra em entrevista
à CNN.
Incômodo na profissão
Sandra percebeu que, mesmo com currículos fortes, muitos
candidatos seguiam fora dos processos seletivos.
Para ela, não faltam talentos no país.
“Entendemos que muitos candidatos, muitas vezes, não possuem
os recursos para ir até essa busca de emprego. O emprego deve vir até ele”,
explicou.
Outro lado
Assim, Sandra passou a olhar para o lado de fora do sistema.
Com isso, nasceu a plataforma “O Trampo é Seu”.
Em vez de esperar os currículos chegarem, a equipe da
startup atua em campo, procurando perfis em ONGs, abrigos coletivos e
movimentos sociais.
“Muitos talentos estão escondidos em lugares que processos
convencionais de recrutamento são incapazes de ver. A plataforma aposta na
busca desses talentos, mostrando que com oportunidade e apoio, é possível
chegar ainda mais longe.”
Mudança de vida
Os resultados vão além de números em contratações. Cada
jovem que consegue um emprego, representa para a empresa uma história de
superação.
“Muito além dos números, olhamos para a mudança de vida que
cada uma dessas pessoas teve. É gratificante perceber que um graduado pode
agora estar ocupando posições que sempre sonhou, em sua área”, contou.
Diversidade nas empresas
Sandra também ajuda empresas a evoluírem, tornando-as em um
ambiente mais diverso.
Trabalhando com as diretrizes ESG (ambiental, social e
governança), a ideia é mostrar que times diversos não são apenas mais justos,
mas também mais criativos, fortes e humanos.
Para os próximos anos, a meta do grupo é colocar mais de 1,5
mil pessoas no mercado.
“Nosso sonho é fazer com que todos possam furar essa bolha,
ajudando profissionais a trabalhar com o que sonham”, finalizou.