Publicada Sexta-feira, 04/07/2008
Contracs
Leviandade e mentira: empresários ferem dignidade do/a trabalhador/a comerciário/a
Dessa vez, os empresários do ramo de comércio e serviços foram longe demais ao divuragem em horário nobre, durante o Fantástico da Rede Globo que trabalhadore são responsaveis por furtos.

Negligenciando todas as aberrações que acontecem diariamente no interior das empresas - assédio moral e sexual, jornadas desumanas que ultrapassam 10 horas diárias sem hora-extra, desvio de função, folgas escassas, pressão psicológica, salários miseráveis, falta de condições de trabalho que gera lesões e doenças ocupacionais  – os empresários do comércio divulgaram em horário nobre, durante o Fantástico da Rede Globo, que os trabalhadores são responsáveis por furtos e prejuízos nos estabelecimentos comerciais.

De acordo com a matéria, baseada em imagens de câmaras internas de supermercados e lojas, consumidores e trabalhadores causam prejuízos às empresas furtando objetos à venda.

A matéria do Fantástico, fomentada com informações da Abras (Associação Brasileira de Supermercados), fere gravemente a dignidade do trabalhador/a do comércio.

É inadmissível que os senhores empresários acusem trabalhadores/as dessa forma, em rede nacional.

É leviandade pura e irresponsabilidade absoluta dos empresários do comércio esse tipo de ação, que não melhora em nada o terrível clima que paira nos estabelecimentos comerciais.

Em grande parte das empresas dessa área, os trabalhadores são massacrados. É mais fácil jogar o lixo debaixo do tapete e falar mal de quem constrói o lucro histórico que o comércio está atingindo do que olhar para o próprio umbigo e reconhecer os erros.

Ninguém citou na matéria que as câmeras de supermercados e lojas comerciais monitoram e vasculham a vida dos trabalhadores, inclusive em vestiários e banheiros. Também não citaram que essas câmeras têm sido alvo de denúncias, processos na Justiça e inúmeras indenizações. Isso a Abras não informou: os empresários estão sendo condenados a pagar indenizações por danos morais por bisbilhotar a vida dos trabalhadores.

Muito melhor seria, se os investimentos em câmeras fossem utilizados em melhores condições de trabalho, melhores salários ou contratações, por exemplo.

Diante dessa falácia divulgada em nível nacional contra os trabalhadores no comércio, perguntamos, como reparar a dignidade dos milhões de comerciários de todo Brasil que foram afrontados e acusados sem direito ao contraditório, a uma resposta na matéria do Fantástico.

A reportagem da Rede Globo mostrou apenas a visão patronal, não deu direito de resposta aos trabalhadores.

Os comerciários/as de todo Brasil tiveram sua dignidade ferida mais uma vez, porque dia a dia, os empresários já a ferem no ambiente de trabalho.

Dirigentes da Abras e diretores de jornalismo da Rede Globo, um pouco de dignidade e decência fariam muito bem aos negócios e à construção de um país melhor.

Lucilene Binsfeld

Presidenta da Contracs/CUT