Publicada Sexta-feira, 18/03/2011
Trabalho
Comerciários defendem fim da demissão imotivada

O Sindicato dos Comerciários de Teresina é a favor da Convenção 158 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que impede as empresas de demitir funcionários sem justa causa e vai mobilizar os parlamentares do Piauí na Câmara e no Senado para votar a favor dos trabalhadores.

De acordo com o secretário-geral do Sindicato dos Comerciários de Teresina, Gilberto Paixão, a categoria comerciária é uma das que mais sofre por causa da alta rotatividade,  o que dificulta na contagem do tempo de serviços para a aposentadoria.

“Queremos diminuir esta rotatividade. Para isso, vamos mobilizar a classe trabalhadora do Piauí para pressionarmos os deputados federais e o senadores do Piauí em Brasília para votarem a favor dos trabalhadores. Os trabalhadores são demitidos sem saberem porque, são as demissões injustificadas que queremos combater”, disse Paixão.

A Convenção 158, aprovada pela OIT em Genebra (Suíça) em 1982, chegou a vigorar no Brasil, mas o acordo em torno da matéria foi rompido pelo Decreto 2.100/96, assinado pelo então presidente da República, Fernando Henrique Cardoso.