Publicada Sexta-feira, 18/03/2011
Sindcom
8 de março é lembrado com ato em praça pública
Ato de manifestações, homenagens e depoimentos, realizado na manhã de sexta-feira (18), na Praça João Luís Ferreira, marcaram mais uma atividade pela passagem do Dia Internacional da Mulher. O ato foi organizado por sindicalistas e representantes da CUT e teve grande participação da população.

Durante o ato, o grupo de teatro Companhia de Mulheres mostrou ao público o espetáculo “Por amor”, que  conta a história do marido que matou sua mulher e o motivo foi por amor. Segundo a coordenadora do grupo, Carmem Carvalho, muitas mulheres se identificam com o tema proposto na peça.

Para Socorro Cruz, secretária de Formação do Sindicato dos Comerciários, essa atividade leva para a sociedade a troca de experiência e a participação nas denúncias de violência doméstica e o assédio moral contra a mulher, que ainda é grande o numero de casos.

“Eu me sinto uma mulher honrada de lutar e participo dos movimentos para uma conscientização e mais conquistas que ainda não foram suficientes” comenta a diretora do Sindicato dos Comerciários, Sarah Tâmara.

A exemplo dos comerciários, as mulheres representam mais de 55% da mão de obra. Diante deste dado o secretário-geral do Sindicato dos Comerciários, Gilberto Paixão avalia: “Hoje essa manifestação, esse ato público teve a finalidade de manter vivo o dia 8 de março, onde fizemos uma avaliação do que conseguimos nestes últimos 90 anos, é preciso haver uma qualidade de vida social comum entre os homes e  mulheres”.

E as lutas não acabaram, o Centro de Apoio à Mulher Comerciária, junto com a CUT, estão organizando o encontro estadual de mulheres cutistas para o mês de maio e dia 22 de junho a classe feminina estará realizando um marcha estadual contando com a presença de todos.