Publicada Terça-feira, 08/07/2008
Trabalho aos Domingos
Sindicato dos Comerciários condena a interferência do poder público nas relações de trabalho
Mais de 20 mil comerciários, sem contar com seus familiares, estão sendo prejudicados pelo prefeito de Teresina e pelas atitudes das vereadoras Graça Amorim e Teresa Brito, que insistem em obrigar que os comerciários trabalhem os domingos sem a necessidade de negociação entre os trabalhadores e os empresários.

A declaração é do secretário-geral do Sindicato dos Comerciários de Teresina, José Pereira, dizendo que o prefeito Sílvio Mendes, que comanda a maior bancada na Câmara Municipal de Teresina, permitiu a retirada do direito dos trabalhadores negociarem com os patrões a abertura do comércio aos domingos, dando poderes ao chefe do Executivo Municipal de homologar a Convenção Coletiva de Trabalho.

Em relação à Graça Amorim e Teresa Brito, José Pereira afirmou que as duas vereadoras apresentaram um parecer equivocado e inconstitucional sobre o projeto do vereador Jacinto Teles, que pede que o Código de Postura do Município volte a permitir a livre negociação entre patrões e empregados, sem a interferência da PMT.

“Nossa luta contra a exploração, de garantir o descanso aos domingos não é de hoje e não pode ser considerada uma luta política partidária ou como foi chamada pelas vereadoras de eleitoreira. Isso é política de luta sindical, de quem está do lado dos trabalhadores. Ao contrário da luta das vereadoras Graça Amorim e Teresa Brito, que parece estar ao lado dos empresários”, afirmou o secretário-geral, José Pereira.

O Sindicato tem insistido em debater o tema do trabalho aos domingos, realizando audiência pública na Câmara Municipal de Teresina, onde representantes da Assembléia Legislativa, Igreja Católica,  Ministério do Trabalho, entidades do movimento social, Sindlojas,  participaram e reconheceram a inconstitucionalidade da mudança do Código de Postura e que o projeto do vereador Jacinto Teles pode sim ser apresentado no plenário da Câmara Municipal de Teresina para ser votado”, disse Pereira.

Conforme José Pereira, o Sindicato dos Comerciários quer apenas que o direito dos trabalhadores de negociar a abertura do comércio aos domingos seja respeitado pela Prefeitura de Teresina e pelas vereadoras Teresa Brito e Graça Amorim.