Publicada Quarta-Feira, 13/04/2011
Sindcom
Trabalhadores do Carvalho denunciam terror
Baseado em denúncias sérias e graves, que caracterizam terror no Comercial Carvalho, relatadas pelos próprios trabalhadores,

o Sindicato dos Comerciários de Teresina procurou a Superintendência Regional do Trabalho no Piauí para solicitar uma mesa de negociação, formalizar as denúncias e ouvir o representante do Carvalho para que as providências fossem tomadas. A mesa de negociação foi realizada no dia 11 de março de 2011, na sede da SRT-PI.

Em vez do diálogo para resolver algum problema envolvendo os trabalhadores, a prática comum é a suspensão, muitas vezes sem a advertência prévia. Casos relatados de funcionários que faltaram 1 dia de trabalho, além de ter o desconto no salário, ainda receberam suspensões. Um trabalhador denunciou que foi suspenso por 15 dias, sem antes receber advertência e um outro que trabalhou até o último dia de sair, mas não recebeu o dia trabalhado na rescisão. Além de diminuir os dias das férias dos empregados faltantes, os trabalhadores denunciam que também estão descontando os dias de falta nos valores das férias. O sindicato está solicitando ao Carvalho que a devolução de todos os valores descontados indevidamente dos empregados, tanto das férias, quanto das suspensões.

Apesar de dezenas de solicitações, o Carvalho continua enviando rescisões de contrato de trabalho faltando documentos e valores para serem homologadas no sindicato, além de não cumprir o prazo da homologação, o que prejudica o trabalhador  no prazo do saque do FGTS e seguro-desemprego. O Sindicato solicita que o Carvalho se modernize, instalando o ponto eletrônico inviolável.

O caso da alimentação dos empregados é vergonhoso e humilhante. Os trabalhadores denunciam que houve uma redução na quantidade na qualidade: antes eram servidos dois tipos de carne, agora somente um e que não há comida suficiente para atender a todos, aqueles que forem atendidos por último ficam sem carne e legumes, tendo que se contentar apenas com o arroz. Denúncia mais grave dos trabalhadores é que os produtos utilizados para a alimentação muitas vezes são vencidos.

O representante da empresa, de acordo com a Ata da mesa de negociação, se prontificou em levar as reclamações do sindicato à direção do Carvalho, afirmando que a empresa efetua o desconto somente quando trabalhador falta. Quanto às rescisões, falou eu a empresa vai procurar melhorar evitando erros. Sobre as suspensões, o representante do Carvalho disse também que a empresa vai verificar a proporcionalidade entre a punição e a falta do empregado. Em relação à alimentação, os representantes da empresa afirmaram que vão apurar as reclamações, inclusive sobre a utilização de produtos vencidos.