Publicada Quinta-feira, 12/05/2011
Senado Federal discute nesta quinta divisão do Estado do PI
Após dois anos parado, o assunto volta a ser debatido aproveitando o gancho do Pará

A comissão de constituição e justiça do senado federal irá discutir nesta quinta-feira (12/05) a divisão do Estado do Piauí. Após dois anos parado, o assunto volta a ser debatido aproveitando o gancho das discussões em relação ao plebiscito que foi aprovado para a divisão do Estado do Pará.

O projeto sobre a criação para o Estado do Gurguéia deu entrada na cãmara Federal em 10 de abril de 2007, e ainda não teve uma discurção no Senado.Para a criação do Gurguéia é necessária a realização de plebiscito.

Enquanto o senador busca apoio para formar uma comissão na Casa para iniciar a discussão no senado, na Câmara dos deputados os parlamentares do Piauí estão unindo força com os deputados do Maranhã que também desejam a divisão do seu Estado.

Tramitam ainda em Brasília outros 14 projetos visando a criação de novos Estados no país. Podem ser citados a desmembração do Maranhão do sul, Estado do Triangulo, de Minas Gerais, e Santa Cruz, com origem na Bahia.

Fonte: Agência Senado