Publicada Sexta-feira, 13/05/2011
Sem acordo o Sintetro marca paralização para dia 23
Setut propôs reajuste linear de 7%, mas Sintetro quer 16% para cobradores e 10% para as demais categorias.

Os motoristas e cobradores de ônibus coletivo de Teresina, reunidos em assembleia na manhã desta sexta (13), não aceitaram a proposta do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Teresina (Setut) e marcaram a greve por tempo indeterminado a partir do próximo dia 23. Os proprietários das empresas sugeriram um reajuste de 7% linear, mas os trabalhadores querem um aumento de 16% para os cobradores e 10% linear para as demais categorias.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Rodoviários (Sintetro), Francisco das Chagas Oliveira, a contra-proposta apresentada na assembleia prevê que o vencimento do cobrador seja equivalente a 65% do salário do motorista e ainda um reajuste de 10% nos vales para os motoristas, 15% para os cobradores e 20% para os demais servidores.

"Tiramos o dia da greve em Teresina para o dia 23 de maio porque precisamos de um prazo para notificar a empresa, o que vamos fazer na segunda. Sendo assim, ainda teremos uma semana para tentar o acordo", declara. Segundo Oliveira, o acordo com a contra-proposta será a "única maneira de evitar a greve".

Caso seja aceita, a proposta, os motoristas passarão de um salário de R$ 1.020 para R$ 1.122.

Fonte: Cidadeverde