Publicada Segunda-feira, 16/05/2011
Casal homoafetivo realiza solenidade de união em Praça Pública.
Acontece às 11:30h desta segunda-feira (16) uma solenidade para união homoafetiva em praça pública no Piauí.

A solenidade para lavratura de escritura publica de união estável de um casal de lésbicas vai acontecer na Praça João Luiz, centro de Teresina. O evento está sendo organizado pelo Grupo Matizes e será feito pelo tabelião do Cartório Themistocles Sampaio, Fernanda Sampaio.

Este não será a primeira união homoafetiva do Piauí, no entanto, será a primeira a acontecer em praça pública. Segundo a coordenadora do Matizes Marinalva Santana (foto), o objetivo é “chamar a atenção da sociedade”. As uniões entre pessoas do mesmo sexo são realizados no Piauí desde o ano de 2007, quando seis casais realizaram a cerimônia.

Marinalva informou que, após a decisão do Supremo Tribunal Federal permite a união civil entre pessoas do mesmo sexo, aumentou consideravelmente a procura nos cartórios da capital. Segundo ela, somente no Cartório

Durante toda a manhã, o Grupo Matizes e a Liga Brasileira de Lésbicas (LBL) realizam um ato para lembrar o Dia Mundial de Combate à Homofobia, comemorado em vários países, no dia 17 de maio. A atividade desta segunda integra o calendário de eventos articulados pelas duas entidades LGBT.

Na próxima sexta-feira (20), a Câmara Municipal de Teresina vai realizar uma sessão solene, para homenagear pessoas que combatem à homofobia. Serão homenageadas Yala Sena, Umbelina Carvalho, Flora Izabel e a Coordenadora do Matizes, Carmen Ribeiro.

Fonte: Portal AZ