Publicada Terça-feira, 31/05/2011
Educação
Uespi não irá aderir ao Enem 2011
Com problemas financeiros e a greve, o reitor decidiu adiar a decisão somente para o ano de 2012.

A Uespi (Universidade Estadual do Piauí) não vai aderir ao Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) este ano e manterá o vestibular tradicional da entidade.

O reitor da Uespi, Carlos Alberto Pereira, resolveu adiar a discussão do Enem para o ano de 2012. Os professores da universidade estão em greve há 18 dias e a amanhã vencerá o prazo do MEC para que a Uespi aderisse ao exame.

Nesta terça-feira (31), o reitor publica nota explicando os motivos da não adesão da universidade ao Enem.

O Nucepi chegou a estudar experiências de outros Estados e apresentou uma proposta de adesão. O debate foi interrompido após invasão dos estudantes a reitoria suspendendo a reunião do Conselho Universitário que tratava sobre o Enem. A proposta da Uespi era de aderir em 50% ao Exame Nacional.

No Piauí, 100% das vagas da Ufpi (Universidade Federal do Piauí) e o Ifpi (Instituto Federal do Piauí) são do Enem.

Veja a nota
"A administração superior da Universidade Estadual do Piauí – UESPI resolveu postegar a adesão ao Enem. A decisão partiu sobre a ótica que a universidade deveria se preparar durante este ano para aderir ao exame no ano de 2012, atendendo também à solicitação de professores e estudantes do ensino médio que alegam o adiantado ano letivo.

Assim o processo seletivo neste ano será unicamente o já tradicional vestibular específico desta IES. Ao mesmo tempo entende que a adesão ao Enem é inevitável e resolveu transferir para o ano de 2012 a decisão sobre a adesão ao Exame na forma de 50%. Assim sendo, o novo processo de ingresso à universidade ofertaria 50% das vagas para ingresso pelo Enem e os 50% restantes por quem optar pelo vestibular tradicional. No Piauí, a Universidade Federal do Piauí – UFPI e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFPI já aderiram ao Enem.

O Exame Nacional do Ensino Médio é a avaliação do desempenho escolar e acadêmico ao fim do ensino médio. As informações obtidas a partir dos resultados do Enem são utilizadas para acompanhamento da qualidade do ensino médio no País, na implementação de políticas públicas, criação de referência nacional para o aperfeiçoamento dos currículos do ensino médio, desenvolvimento de estudos e indicadores sobre a educação brasileira e estabelecimento de critérios de acesso do participante a programas governamentais.

O Enem tem sido usado com sucesso como mecanismo de acesso à educação superior, tanto em programas do Ministério da Educação – Sisu e Prouni –, quanto em processos de permanência – Fies. Neste ano de 2011, o Enem também poderá ser usado para obter a certificação do ensino médio.

A aplicação das provas do Enem 2011 está marcada para os dias 22 e 23 de outubro de 2011, com início às 13h, em todas as unidades da Federação. Serão quatro provas objetivas, contendo, cada uma, 45 questões de múltipla escolha, e uma redação. As provas objetivas e a redação avaliarão: Ciências Humanas e suas tecnologias, Ciências da Natureza e suas tecnologias, Linguagens, códigos e suas tecnologias e redação e Matemática e suas tecnologias."

Programação do Enem

Início: 23 de maio de 2011, às 10h

Término: 10 de junho de 2011, às 23h59

Onde se inscreve: Pela internet, no www.inep.gov.br/enem