Publicada Quarta-Feira, 06/08/2008
Vacinação
Arns convoca população a se vacinar contra a rubéola
O senador Flávio Arns (PT-PR) anunciou nesta terça-feira (5) que no próximo sábado (9) o Ministério da Saúde lançará a campanha "Brasil livre da rubéola", que pretende vacinar 70 milhões de pessoas até o próximo dia 12 de setembro, com foco na população masculina, uma vez que mulheres e crianças já são regularmente vacinadas.

                0

Arns disse que o objetivo é que a partir de março de 2009 mais nenhum caso de rubéola seja confirmado no Brasil.

Arns conclamou a população, entre 12 e 39 anos de idade, para que procurem os postos de vacinação, mesmo que já tenham sido vacinados. O senador frisou que a rubéola é uma doença gravíssima quando atinge gestantes podendo causar sérios danos aos bebês, como mal formações, surdez, retardo mental, diabetes, autismo, cegueira e degeneração do sistema nervoso central.

- É um dever de todos imunizar-se contra a rubéola e romper a cadeia de transmissão do vírus, e não há outro meio de interromper essa doença do que a vacinação. Houve surtos em 2006 e 2007, com mais de oito mil casos registrados, sendo 161 em mulheres grávidas que resultaram em 20 casos de crianças com a síndrome da rubéola congênita. A população mais atingida (70%) foi justamente a de homens na faixa de idade entre 20 a 29 anos. Os surtos de 2007 mostram que precisamos de um impulso final.

O senador disse ainda que o início dessa campanha coincidirá com a segunda fase da campanha de vacinação contra a poliomielite e da campanha de vacinação contra o sarampo e a caxumba. Segundo Arns, essa será uma das maiores campanhas do tipo no mundo.

Ricardo Icassatti / Agência Senado