Publicada Sexta-feira, 08/07/2011
Casa Brasil
Casa Brasil de Parnaíba funcionará em nova sede
O Casa Brasil Ponto de Cultura Catavento, unidade da cidade de Parnaíba, coordenado pela Fundação dos Comerciários, em parceria com o Governo Federal, agora se encontra em novas instalações.

A solenidade de inauguração da nova sede, na avenida Coronel Lucas, 664, Nova Parnaíba,  foi realizada nesta sexta-feira, às 10 horas, no auditório, com a presença do presidente da Fundação dos Comerciários, Genivaldo Ferreira, dos membros da coordenação do projeto, Edivan França, Célio Costa, do secretário-geral do Sindicato dos Comerciários de Teresina, Gilberto Paixão, do deputado estadual Cícero Magalhães, do prefeito de Parnaíba, José Hamilton, do vice Florentino Veras, convidados e da população do bairro e adjacência.

O Casa Brasil de Parnaíba foi implantado em janeiro de 2007 na Rua Projetada, no bairro São Vicente de Paula, não por acaso, mas em virtude do histórico de pobreza, do alto índice de desemprego e criminalidade e da ausência de escola, posto de saúde, posto policial.  Nestes cinco anos e seis meses de atuação, a unidade de Parnaíba transformou a realidade social dos moradores do São Vicente e de bairros adjacentes, tornando-se referência nacional na inclusão social de crianças, adolescentes e jovens.

O trabalho social desenvolvido pelo Casa Brasil de Parnaíba não se resume apenas em entretenimento e apoio à produção cultural e arte e a colocação à disposição dos moradores de computadores e conectividade. O Casa Brasil de Parnaíba vem cumprindo o seu papel de reduzir os índices de desigualdade social e foi isso o que aconteceu na região da sede anterior do projeto. Além de receberem a capacitação tecnológica, cursos, palestras, o Casa Brasil de Parnaíba foi ocupada pelos moradores que necessitavam apenas de uma oportunidade para mostrar suas habilidades e talentos, modificando a realidade, inclusive com geração de renda.

Para os moradores do São Vicente e de bairros adjacentes, mais importante que tudo foi o resgate da auto-estima e de aprender a conquistar a liberdade, de saber dividir as experiência vividas, de conviver com as adversidades, das aulas de solidariedade e de poder acreditar na concretização dos seus sonhos.

O Casa Brasil surgiu como um espaço comunitário, de uso gratuito e acesso irrestrito, para promover a inserção tecnológica, a divulgação da ciência, cultura e arte, gerando a ampliação da cidadania através de grandes fios condutores como: democratização das comunicações, compartilhamento de conhecimento, valorização da mulher, respeito à diversidade e desmistificação das tecnologias. As principais linhas de ação do projeto são: comunicação comunitária, governo eletrônico, educação ambiental, economia solidária, cultura livre/software livre, cultura local, direitos humanos, conhecimento livre, alfabetização e leitura. As unidades do Casa Brasil são caracterizadas por possuírem estrutura modular que contém: telecentro, sala de leitura, auditório, estúdio multimídia e laboratório de divulgação de ciências e informática.

Cursos inteiramente grátis !!!

Informática Básica

· Sistema Linux

· Digitação

· Internet