Publicada Sexta-feira, 09/09/2011

Licitação das linhas de ônibus pode ser a solução para redução da passagem
O lado bom dessa discussão é que aos poucos os usuários começam a entender sobre como é feito o cálculo da tarifa.

                0

O governador Wilson Martins acerta quando mostra-se favorável em conversar com o prefeito Elmano Férrer, caso seja convidado, para encontrar saídas para a crise do sistema de transportes coletivos da capital.

Ele defendeu hoje pela manhã a abertura de licitações das linhas de ônibus para oxigenar o sistema e fez um recuo tático quando o assunto é baixar impostos para que haja a redução do valor das passagens.

É que na semana passada, logo após o prefeito anunciar a revogação dos R$ 2,10 para voltar aos R$ 1,90, o governador, de forma precipitada,  anunciou uma possível redução de ICMS para empresas, condicionada a uma negociação com o prefeito Elmano Férrer. 

Hoje limitou-se a dizer que em nível nacional, o seu partido é favorável baixar impostos para reduzir o valor da tarifa e que cabe a prefeitura tomar a iniciativa.

Esta semana a comissão já esboçou várias sugestões para que a passagem fique num valor que não dê prejuizos aos empresários, mais que também fique compatível com a realidade e, sobretudo, com o que a população possa pagar.

Estão sendo estudadas sugestões como: gratuidade, meia passagem, redução de impostos, retirada dos salários dos diretores das empresas da planilha, combate as fraudes, percurso, quantidades de viagens, etc.

Em todo caso um possível acordo só será bom se todas as partes envolvidas ganharem, sobretudo os usuários que mantém o sistema em funcionamento.

Nesse sentido a comissão de auditoria acerta quando usa como base outras cidades ou capitais para assim estabeleçer comparações com Teresina para tornar mais transparentes e reais os valores, percursos, modelos de planilhas, subsídios, gratuidades e, principalmente, as margens de lucros das empresas.   

Fica o desafio para que depois de conhecida e superado o problema da planilha começe a prevalecer a necessidade, tal qual defendeu hoje o governador Wilson Martins, a urgência da realização de licitações públicas para oxigenar e melhorar a qualidade de todo o sistema. 

 Fonte: acessepiauí