Publicada Sexta-feira, 18/11/2011
Assembléia
Trabalhadores da construção rejeitam proposta patronal e se mobilizam para uma possível paralisação

Os trabalhadores da construção rejeitaram a contraproposta salarial apresentada pelos empresários e já se mobilizam para uma possível paralisação dos canteiros de obras em Teresina. A decisão foi tomada pela categoria durante assembléia geral realizada na noite de quinta-feira (17) na sede do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção e do Mobiliário do Médio Parnaíba (SITRICOM).

Os operários da construção querem reajuste de 22%, plano de saúde, qualificação profissional, redução da jornada de trabalho para 40 horas. Os empresários do setor ofereceram 6% de reajuste, mudança na data-base, além de retirar o adiantamento salarial quinzenal, de não aceitar plano de saúde e implantar o banco de horas.

Diante da contraproposta dos empresários, consideradas absurdas e sem fundamento, os trabalhadores se manifestaram e defenderam uma paralisação das obras. A definição do movimento grevista será tomada na próxima assembléia que ocorrerá na quinta-feira (24), na sede do SITRICOM, às 19 horas, caso os empresários mantenham a mesma contraproposta.

O presidente do SITRICOM, Raimundo Ibiapina, disse foram realizadas quatro rodadas de negociação onde os empresários apresentaram esta contraproposta indecente. Os trabalhadores estão indignados. “Enquanto os patrões estão aumentando seus lucros a cada mês, os trabalhadores continuam sendo massacrados pela ambição e explorações destes empresários”, disse.