Publicada Segunda-feira, 21/11/2011
Consciência negra
Ministra faz pronunciamento sobre o dia da consciência negra
As pessoas negras hoje representam no Brasil 71% dos brasileiros que vivem em condição de extrema pobreza, segundo dados do governo.

                0

A ministra-chefe da Secretaria de Políticas de Promoção de Igualdade Racial, Luiza Bairros, Luíza Bairros, fez um pronunciamento neste domingo (20/11), em cadeia nacional para rádio e televisão em virtude Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.

Durante o pronunciamento a ministra ressaltou que esse é o melhor momento, de "inclusão social vivido pelo Brasil", para melhorar as condições acesso das pessoas negras às políticas públicas implementadas pelo governo federal.

"As mudanças no acesso à educação, trabalho e renda ainda são acompanhadas pela persistente presença de mulheres e homens negros entre os mais vulneráveis. Hoje lembramos uma experiência histórica que supera épocas e lugares. Com a sanção da lei que declara o 20 de novembro como Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra o governo reconhece o empenho dos movimentos negros, porque o significado desta data alcança a todos nós brasileiros", disse a ministra.

As pessoas negras hoje representam no Brasil 71% dos brasileiros que vivem em condição de extrema pobreza, segundo dados do governo.

A ministro também aproveitou o pronunciamento para anunciar a campanha "Igualdade Racial é pra Valer", que pretende mobilizar agentes econômicos e socias no combate à desigualdade racial, classificada pela ministra como "o núcleo mais resistente de nossas desigualgades.

Luiza Bairros lembrou ainda que 2011 foi eleito pelas Organizações das Nações Unidas (ONU) como o Ano Internacional dos Afrodescendentes, um dos motivos para o lançamento da campanha que pretende chamar a atenção para as dificuldades de acesso dos negros à educação, trabalho e renda.