Publicada Segunda-feira, 28/11/2011

Médicos do PI param novamente e denunciam condições de trabalho
De acordo ainda com a médica, ainda não há sinalização da parte do governo do estado para negociação.

Os médicos do estado do Piauí paralisaram suas atividades novamente. A paralisação da categoria acontece desta segunda-feira (28/11) até a próxima sexta-feira (02/12).

A médica Lúcia Santos, do Sindicato dos Médicos, diz que a principal reivindicação da classe é melhores condições de trabalho. “A situação no estado é precária. No Hospital Infantil, as atividades pararam novamente. Os médicos reclamam, inclusive do ambulatório que é reduzido. Na última sexta (25/11) morreu uma criança, porque o respirador está quebrado”.

Além de melhores condições de trabalho, os médicos reivindicam reajuste salarial e o cumprimento da carreia médica da classe.

A médica afirma que serão mantidos somente os atendimentos de urgência e emergência. “Nós vamos respeitar a população. Manteremos o atendimento de urgência e emergência. Apenas o atendimento eletivo irá parar”, explicou Lúcia Santos.

Nota sobre paralisação dos médicos

A Secretaria de Estado da Saúde informa que duas reuniões já aconteceram entre a categoria dos médicos e o governador Wilson Martins. Questões como insalubridade e plantões extras já foram resolvidas.

A Sesapi informa ainda que está em discussão a implantação da regulação nos 11 territórios regionais do estado.

Quanto ao Plano de Cargos, Carreiras e Salários, segundo o médico Ernani Maia, superintendente da Sesapi, reuniões já foram realizadas afim de viabilizar sua implantação. Sobre o piso nacional da categoria, o médico ressalta que será criada uma comissão para discutir sua implementação ao longo de 6 anos.

Fonte: 180graus