Publicada Quarta-Feira, 30/11/2011
Participe!
Mulheres farão caminhada contra violência e impunidade
Acontece na próxima terça-feira, 06 de dezembro, uma grande caminhada pelo fim da impunidade àqueles que agridem mulheres.

O evento soma forças com a Campanha 16 Dias de Ativismo pelo fim da Violência Contra as Mulheres, um movimento mundial iniciado em 1991 e que congrega cerca de 130 países.

A caminhada que tem como tema “Basta de Violência contra as Mulheres. Pelo Fim da Impunidade!”, sai da praça do Tribunal de Justiça do Estado, às 15:00 horas e percorre a Av. Frei Serafim  em direção ao Adro da  Igreja São Benedito, onde ao final, haverá um ato público em defesa da vida das mulheres e pela punição aos agressores.

O evento reúne o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher-CEDDM-PI, as várias entidades de mulheres, os movimentos sociais (negr@s, juventude, lgbt), associações, federações, sindicatos e demais segmentos da sociedade.

Dois milhões e cem mil mulheres são agredidas, anualmente, por seus companheiros e ex-companheiros em nosso país. No Piaui, entre janeiro e novembro de 2011, 23 mulheres foram assassinadas. Além da violência doméstica, cresce o tráfico de mulheres, o estupro para fins de vingança e o estupro puro e simples.

Embora o Brasil seja signatário de convenções e leis avançadas na defesa das mulheres, como a Convenção de Belém do Pará e Lei Maria da Penha, a violência não tem sido coibida. A falta de apoio efetivo induz o medo de denunciar seu agressor e ser agredida por esse motivo. Assim, a falta de apoio integral se configura como violência institucional que se acumula com a violência na esfera familiar.

O dia 06 de dezembro é comemorado como o “Dia do Laço Branco”, onde os homens se manifestam distribuindo laços brancos a favor da luta das mulheres e contra a violência.

Dispostas a não mais aceitar situações de constrangimento e humilhação, as mulheres do Piauí, representadas por diversas entidades, se reunirão nessa Grande Caminhada para expor sua indignação aos poderes constituídos e exigir o fim da impunidade. Basta de violência contra as mulheres!

Fonte: Acessepiauí