Publicada Sexta-feira, 09/12/2011

Diretoria do Sindicato dos Rodoviários reeleita toma posse
Ele frisa que a categoria vem obtendo grandes conquistas nos últimos anos.

A nova diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários do Piauí (Sintetro) tomou posse nesta quinta (08), no auditório do Centro de Artesanato Mestre Dezinho. O presidente da CNTT, Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes, Paulo Eustasia, o prefeito de Teresina, Elmano Férrer e o deputado estadual Cícero Magalhães, entre outras autoridades e representantes do movimento sindical, participarão da solenidade.

O presidente do Sintetro, Francisco das Chagas Oliveira, que foi reeleito para um mandato de quatro anos, destaca que o Sindicato dos Rodoviários é um dos mais atuantes no estado e que vem conquistando grande espaço e respeito na sociedade por suas reivindicações. Ele frisa que a categoria vem obtendo grandes conquistas nos últimos anos graças a união dos trabalhadores por melhores condições.

“As greves e manifestações dos Rodoviários são conhecidas por todos, pois infelizmente afeta boa parte da população, mas o que muitos não sabem que é os motoristas e cobradores são profissionais extremamente explorados pelas empresas, que não oferecem nenhuma condição digna de trabalho. As longas jornadas de trabalho, o ambiente insalubre, o trânsito caótico e as pressões dos patrões tem deixados nossos companheiros doentes e sem assistência. Se o sindicato não lutar por melhores condições, eles vão explorar ainda mais”, declarou Chagas.

O presidente destacou que mesmo com grande resistência das empresas, o sindicato tem avançado na conquistas de benefícios. Ele informa que hoje os trabalhadores do setor possuem plano de saúde, uma jornada de 6h diárias, aumento salarial acima da inflação e tíquete de alimentação.

“Há dez anos não possuíamos nenhum benefício. O plano de saúde era visto como impossível de conseguirmos, mas hoje somos contemplados. Além disso, o sindicato possui um clube social bem estruturado para os trabalhadores, está construindo uma colônia de férias em Luis Correia para os associados e é o único sindicato do Piauí que está construindo um residencial especificamente para a categoria. São 200 casas que foram sorteadas entre os sindicalizados que não possuíam residência própria. Temos uma história de grandes avanços”, finalizou.

A nova diretoria foi eleita com 63% dos votos válidos em uma eleição realizada no mês de outubro, que contou com duas chapas inscritas. Atualmente existem 3.663 trabalhadores filiados ao sindicato.

Fonte: cidadeverde