Publicada Sexta-feira, 16/12/2011

Contracs repudia cena de assédio moral exibida em novela da TV Globo
A Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços da CUT (CONTRACS), federações e sindicatos afiliados repudiam a forma ditatorial, desrespeitosa e desumana de uma cena exibida na quarta-feira (14/12) pela novela “Aquele Beijo”, exibida às 19h pela TV Globo.

Nós, que representamos os trabalhadores da categoria do comércio, nos sentimos diretamente atingidos pela cena, que expressou assédio moral em público feito pela personagem Maruschka para a personagem comerciária Francisca, com direito a xingamentos como “ordinária”.

É lamentável que a cena tenha ido ao ar na véspera de um dia de conquista histórica da categoria comerciária, pois nesta quinta-feira (15/12) a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado aprovou o substitutivo do relator Ricardo Ferraço sobre a regulamentação da profissão do comerciário.

A cena da novela demonstra para o Brasil que as vendedoras da loja de Maruschka trabalham com medo dos rompantes de raiva da patroa. O clima no ambiente chega a ser de falta de coleguismo entre as vendedoras, que são vítimas também de desrespeito. Dessa maneira, a novela passa valores completamente errados e antiéticos para milhões de espectadores.

A CONTRACS/CUT é contra qualquer atitude que expresse assédio moral. Defendemos relações de trabalho sempre respeitosas. Neste sentido, a CONTRACS/CUT repudia a cena em questão, que atinge diretamente as milhares de trabalhadoras comerciárias do nosso país.

O assédio moral é uma prática desumana e desleal que pode fazer com que os trabalhadores e trabalhadoras desenvolvam até mesmo depressão em decorrência destes abusos. Por isso, não podemos permitir que estas atitudes continuem e nem mesmo que cenas como esta sejam exibidas com naturalidade e como esquetes de humor. Ao exibir uma cena de assédio moral vertical – de patrões para trabalhadores – e horizontal – entre os próprios trabalhadores -, a TV Globo incorre no erro de incentivar esta prática infeliz e banalizar suas consequências.

A CONTRACS/CUT acredita que viver com dignidade é um direito de todo trabalhador e trabalhadora. Quem fere esse direito está ferindo a sociedade e o povo brasileiro. Defendemos trabalho e vida decente para todos e todas.

Portanto, sugerimos que o roteiro da novela “Aquele Beijo” seja revisado pelos responsáveis e conduzido para que as personagens que representam as trabalhadoras do comércio procurem orientação sindical e mostrem para o Brasil que existem sindicatos, federações e confederações que atuam em prol dessas trabalhadoras.

Fonte: Contracs