Publicada Sexta-feira, 16/12/2011

Passagem vai a R$ 2,10 e integração começa no mês de janeiro de 2012

A integração das linhas dos ônibus coletivos de Teresina começará no próximo dia 2 de janeiro. A informação é da superintendente da Strans, Alzenir Porto. Ela informou, em entrevista ao Jornal do Piauí desta sexta-feira (16), que a passagem do transporte também sofrerá reajuste passando dos R$ 1,90 para R$ 2,10, conforme planilha de custos de maio de 2011.

Alzenir Porto diz que 33 das 92 linhas funcionarão, a princípio, como integradas. “Escolhemos as linhas que são mais utilizadas como segunda viagem. Serão beneficiadas todas as regiões de Teresina”, assegura.

Para ter benefício à integração, os usuários precisarão utilizar o bilhete eletrônico, que já é utilizado pelos estudantes e alguns trabalhadores. “Quem ainda não tem o cartão poderá comprá-lo como avulso e colocar os créditos. Haverá vários pontos pela cidade”, diz Alzenir Porto. Ela explica que atualmente, o sistema de ônibus de Teresina atendem a sete milhões de usuários por mês e o novo sistema beneficiará 50% deste total.

Como funciona
O usuário pegará um ônibus normalmente e pagará meia passagem utilizar, em até uma hora, como segunda viagem, um outro veículo de linha integrada. Caso ele queira fazer uma terceira viagem, mesmo estando dentro do tempo estipulado, o sistema começa novamente. Ou seja, o terceiro ônibus será passagem inteira e o quarto ônibus integrado.

Os estudantes, que atualmente pagam meia passagem, pagarão um quarto do valor da tarifa na linha integrada.

Estrutura
A prefeitura de Teresina também está providenciando no final de 2011 uma série de mudanças no trânsito coletivo da capital. A principal delas é a criação de uma faixa exclusiva para ônibus na avenida Frei Serafim, no sistema de Bus Rapid Transit.

Os coletivos terão a terceira faixa exclusiva (sinalizada em azul) e poderão entrar na quarta faixa para pegar os passageiros nas paradas. Os motoristas que precisarem convergir à direita poderão entrar na faixa e dobrar no espaço de um quarteirão. Caso não o faça, podem ser multados.

“A Frei Serafim será o nosso laboratório. As câmeras da Strans que foram instaladas estão ligadas a uma central. A quarta faixa, onde existe, será apenas para embarque e desembarque de passageiros, e o ônibus vão circular apenas na terceira faixa. Vamos ter um ganho muito grande, não só para os ônibus como para os veículos particulares. O ônibus só terão a terceira faixa para fluir e só irá parar na quarta faixa. Os motoristas de carro, para mudar para direita, terão de sinalizar e adentrar, se não fizer no espaço de uma quadra, será notificado”, explica Alzenir.

A avenida Frei Serafim será sinalizada na noite desta sexta-feira (16).

A prefeitura fará um planejamento de divulgação do novo sistema que conta com divulgação de informes, pessoas que orientarão os usuários, um site, além de um serviço de 0800.

Fonte: Cidadeverde